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Abstract(s)
Os laboratórios de ciência e engenharia
desempenham um papel fundamental na demonstração de
conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências
técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos foi possível
partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre
universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço,
sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada
estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter
sido suficiente. Neste artigo é descrito um estudo empírico,
dividido em duas fases de avaliação. Na primeira fase foi
avaliada a flexibilidade de aplicação do laboratório remoto em
engenharia VISIR na faculdade de engenharia na Universidade
de Al-Quds em Jerusalém, Palestina. Durante esta fase foi
ainda avaliada a aceitação desta tecnologia, pelos estudantes,
quando em interação com os laboratórios tradicionais. Na
segunda fase deste estudo, que decor rerá em 2014/15, será
realizada uma aprofundada análise comparativa de forma a
caracterizar o VISIR perante as restantes modalidades de
laboratórios de engenharia, os práticos/presenciais e os de
simulação. Estas três formas de laboratório são comparadas
através de testes experimentais, tendo em atenção os critérios
de avaliação definidos para os laboratórios de ensino de
engenharia e de acordo com os objetivos fundamentais dos
cursos, nomeadamente, as taxas de retenção e de satisfação dos
estudantes, bem como do seu desempenho.
Description
Keywords
Avaliação comparativa Critérios de projeto Instrumentos de inspeção Laboratório-remoto VISIR
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Institute of Electrical and Electronics Engineers
