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Comunicação externa e interna: um estudo sobre as implicações no processo de autoavaliação de escola

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Abstract(s)

O presente trabalho foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto/Dissertação, do Mestrado em Administração das Organizações Educativas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Tem como objetivo compreender a comunicação externa e interna no processo de autoavaliação. Para o desenvolvimento deste estudo, considerou-se as perspetivas de 58 escolas da Região Autónoma da Madeira e dos três elementos da equipa da Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, pertencente à Direção Regional de Administração Escolar. A investigação recorreu a métodos mistos, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, do qual foram conduzidas por inquéritos por entrevista aos membros da DSDO e inquérito por questionário às escolas. Face aos dados recolhidos, indicia-se com alguns aspetos positivos, no entanto reconhecendo-se a importância de mais formação no âmbito da autoavaliação e em outras áreas. Além disso, acrescenta-se a necessidade de mais apoios nesse âmbito, a disponibilidade de apoios no âmbito de orçamento, alterações relativas às especificidades da lei em relação a atribuição dos tempos atribuídos às escolas e o incentivo das relações entre escolas. Com base no enquadramento teórico e na análise de dados, desenvolveram-se propostas de ação, com base nas perceções recolhidas, com o fundamento de melhoria e desenvolvimento da comunicação no processo de autoavaliação.
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This work was prepared within the scope of the Project/Dissertation Curricular Unit, of the Master's Degree in Administration of Educational Organizations, of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico do Porto. It aims to understand external and internal communication in the self- assessment process. To develop this study, the perspectives of 58 schools in the Autonomous Region of Madeira and the three members of the team from Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, belonging to Direção Regional de Administração Escolar. The research used mixed methods, combining quantitative and qualitative approaches, which were conducted by interview surveys with DSDO members and questionnaire surveys with schools. Given the data collected, there are some positive aspects, although recognizing the importance of more training in self-assessment and other areas. Furthermore, there is the need for more support in this area, the availability of support within the budget, changes regarding the specificities of the law in relation to the allocation of time allocated to schools and the encouragement of relationships between schools Based on the theoretical framework and data analysis, action proposals were developed, based on the perceptions collected, with the aim of improving and developing communication in the self-assessment process.

Description

Keywords

Avaliação Autoavaliação Comunicação Escolas Assessment Self-Assessment Communication Schools

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Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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