Repository logo
 
Publication

Análise e medidas a implementar para a redução das emissões de carbono da empresa France Air Portugal

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveis
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorÁvila, Paulo António da Silva
dc.contributor.advisorMota, Alzira Maria Teixeira da
dc.contributor.authorTATO, ANA RITA BARRADAS
dc.date.accessioned2025-11-10T09:50:02Z
dc.date.available2025-11-10T09:50:02Z
dc.date.issued2025-07-08
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo calcular a pegada carbónica da France Air Portugal, uma empresa do setor de ventilação e climatização, com vista à identificação das principais fontes de emissão de gases de efeito de estufa e à proposta de estratégias de mitigação. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica aprofundada sobre metodologias de cálculo de emissões, com destaque o GHG Protocol e normas internacionais de referência. O estudo recorreu à recolha de dados da empresa relativos ao período de 2020 a 2024, abrangendo fontes de emissão diretas e indiretas associadas às operações, ao consumo energético, às viagens de negócio, à gestão de resíduos e às deslocações dos colaboradores. Os resultados obtidos revelam que as emissões diretas provenientes da frota automóvel e das perdas de gases refrigerantes, bem como o consumo de eletricidade e as viagens aéreas de negócios, representam os principais contributos para a pegada total da empresa. A análise permitiu ainda identificar oportunidades de melhoria, como a transição para viaturas elétricas, a otimização de deslocações profissionais e o reforço da sensibilização interna. A antecipação voluntária da empresa a futuras exigências legais evidencia o seu compromisso com a sustentabilidade e posiciona- de forma competitiva no mercado.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to calculate the carbon footprint of France Air Portugal, a company operating in the ventilation and air conditioning sector, in order to identify the main sources of greenhouse gas emissions and present mitigation strategies. An in-depth literature review was carried out on emission calculation methodologies, with emphasis on the GHG Protocol and international reference standards. The study was based on company data collected from 2022 to 2024, covering both direct and indirect emission sources associated with operations, energy consumption, business travel, waste management and employee commuting. The results show that direct emissions from vehicle fleet and refrigerant gas leaks, as well as electricity consumption and air travel, are the main contributors to the company’s overall carbon footprint. The analysis also identified potential areas for improvement, such as the transition to electric vehicles, optimization of business travel and reinforcement of internal awareness. The company’s voluntary anticipation of future legal requirements demonstrates its commitment to sustainability and strengthens its competitive position in the market.eng
dc.identifier.tid204032709
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30776
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCarbon footprint
dc.subjectGHG emissions
dc.subjectGHG Protocol
dc.subjectsustainability
dc.subjectclimate transition
dc.subjectHVAC
dc.subjectPegada carbónica
dc.subjectEmissões de GEE
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectTransição climática
dc.subjectAVAC
dc.titleAnálise e medidas a implementar para a redução das emissões de carbono da empresa France Air Portugal
dc.title.alternativeAnalysis and measures to be implemented for the reduction of carbon emissions at France Air Portugaleng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_5720_v2.pdf
Size:
4.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: