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As motivações e o envolvimento do consumidor com as marcas do setor vestuário e acessórios - a influência do Instagram

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorLima, Ana Patrícia Pinto de
dc.contributor.authorPereira, Rita Isabel Cardoso
dc.date.accessioned2019-03-30T09:40:44Z
dc.date.available2019-03-30T09:40:44Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.descriptionVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractCom a constante evolução de um mundo cada vez mais tecnológico, as empresas procuram todas as oportunidades para dar aos clientes o maior nível de satisfação, que os faça sentirem-se bem no seu quotidiano. A temática do envolvimento do consumidor que interfere com o futuro das empresas e clientes veio procurar conhecer a intensidade da interação entre estes dois mundos, permitindo a criação de conhecimentos/conteúdos vantajosos para o consumidor e empresa. A chegada das redes sociais alterou a forma como as marcas interagem com o mercado, trazendo vantagens no que toca à aproximação de ambos. O Instagram sendo uma plataforma digital de forte alcance e conteúdo visual, dá às marcas a oportunidade de motivarem os clientes com as suas funcionalidades. Um maior envolvimento do consumidor pode ser estimulado por motivações, originárias da Teoria da Autodeterminação, que levam os consumidores a interagirem com as marcas, através de entretenimento, autoexpressão, socialização, obtenção de informação e/ou remuneração. Este trabalho pretende analisar em que medida as motivações para participar em atividades nas redes sociais por parte dos consumidores, influenciam o envolvimento destes com as marcas do setor de vestuário e acessórios no Instagram. Para esta análise, foi utilizada uma metodologia de investigação quantitativa, que resultou na análise estatística e discussão de resultados, suportada anteriormente por uma base teórica. O estudo realizado é baseado num questionário e permitiu a obtenção de uma amostra de 307 respostas. Foi possível perceber que, o que motiva realmente os consumidores é a obtenção de informação/conhecimento, principalmente como forma de acompanhamento das tendências. É ainda relevante referir que, os consumidores preferem participar em atividades de contribuição que os envolva de forma moderada com as marcas, existindo uma relação positiva entre a teoria da autodeterminação e o envolvimento do consumidor no Instagram das marcas de vestuário e acessórios.pt_PT
dc.description.abstractCom a constante evolução de um mundo cada vez mais tecnológico, as empresas procuram todas as oportunidades para dar aos clientes o maior nível de satisfação, que os faça sentirem-se bem no seu quotidiano. A temática do envolvimento do consumidor que interfere com o futuro das empresas e clientes veio procurar conhecer a intensidade da interação entre estes dois mundos, permitindo a criação de conhecimentos/conteúdos vantajosos para o consumidor e empresa. A chegada das redes sociais alterou a forma como as marcas interagem com o mercado, trazendo vantagens no que toca à aproximação de ambos. O Instagram sendo uma plataforma digital de forte alcance e conteúdo visual, dá às marcas a oportunidade de motivarem os clientes com as suas funcionalidades. Um maior envolvimento do consumidor pode ser estimulado por motivações, originárias da Teoria da Autodeterminação, que levam os consumidores a interagirem com as marcas, através de entretenimento, autoexpressão, socialização, obtenção de informação e/ou remuneração. Este trabalho pretende analisar em que medida as motivações para participar em atividades nas redes sociais por parte dos consumidores, influenciam o envolvimento destes com as marcas do setor de vestuário e acessórios no Instagram. Para esta análise, foi utilizada uma metodologia de investigação quantitativa, que resultou na análise estatística e discussão de resultados, suportada anteriormente por uma base teórica. O estudo realizado é baseado num questionário e permitiu a obtenção de uma amostra de 307 respostas. Foi possível perceber que, o que motiva realmente os consumidores é a obtenção de informação/conhecimento, principalmente como forma de acompanhamento das tendências. É ainda relevante referir que, os consumidores preferem participar em atividades de contribuição que os envolva de forma moderada com as marcas, existindo uma relação positiva entre a teoria da autodeterminação e o envolvimento do consumidor no Instagram das marcas de vestuário e acessórios.pt_PT
dc.identifier.tid202207501pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13273
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvolvimneto do consumidorpt_PT
dc.subjectCOBRApt_PT
dc.subjectTeoria da auto-determinaçãopt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectVestuário e acessóriospt_PT
dc.subjectSelf- determination theorypt_PT
dc.subjectClothing industry and accessoriespt_PT
dc.subjectConsumer engagementpt_PT
dc.titleAs motivações e o envolvimento do consumidor com as marcas do setor vestuário e acessórios - a influência do Instagrampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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