Repository logo
 
Publication

Consciência corporal na música: breve abordagem sobre a sua importância no ensino do cravo

dc.contributor.advisorCastro, Ana Mafalda de Brito e Cunha Leite de
dc.contributor.advisorPupo Avila, Yenis
dc.contributor.authorSousa, Catarina Isabel Maia
dc.date.accessioned2018-11-27T17:50:50Z
dc.date.available2018-11-27T17:50:50Z
dc.date.issued2018-11-14
dc.description.abstractA presente dissertação surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino da Música especialização Cravo que foi efectuada no ano lectivo 2017/2018 na Escola de Música da Póvoa de Varzim. Encontra-se dividida em três capítulos: o primeiro intitulado “Guião de Observação da Prática Musical” onde sumariamente se aborda a história da instituição, oferta formativa, objectivos, protocolos, membros da direcção, docentes, disciplinas, audições e masterclasses, bem como a descrição da sala de cravo, classe de cravo e critérios de selecção e ainda uma pequena descrição dos alunos do estágio; o segundo capítulo intitulado “Prática de Ensino Supervisionada” onde se planifica e apresenta o ano lectivo, um cronograma, as aulas observadas, os conteúdos desenvolvidos, as planificações, as aulas assistidas, o Intercâmbio entre as classes de cravo da Escola de Música da Póvoa de Varzim e o Conservatório do Porto e uma reflexão crítica das diferenças de currículo entre as escolas bem como tópicos importantes e reflexões críticas das observações realizadas durante o estágio e o mestrado, finalizando esta secção com algumas sugestões de estratégias de estudo; por fim, o último capítulo intitulado “Projecto de Intervenção – Consciência Corporal” onde se fará uma identificação da problemática, objectivos, fundamentação teórica falando da consciência corporal na música, em técnicas, nomeadamente a Alexander, sugerindo-se a partir de tudo isto estratégias de acção como por exemplo alguns exercícios de alongamento e pequenos exercícios e sugestões para cravistas baseados na componente prática das observações do estágio e de duas actividades desenvolvidas pela professora Ana Mafalda Castro: a IV Academia Júnior de Música Barroca e uma Masterclasse de Consciência Corporal desenvolvido na escola de estágio. A partir da análise e reflexão de todo este capítulo, surgem resultados e conclusões.pt_PT
dc.description.abstractThe present essay follows the Supervised Teaching Practice belonging to the Harpsichord Teaching Master that was carried out in the academic year 2017/2018 in Póvoa de Varzim’s Music School. It is divided into three chapters: the first one entitled "Observation Guide to Musical Practice", which briefly covers the history of the institution, its training, objectives, protocols, members of management, teachers, subjects, auditions and masterclasses, description of the harpsichord room, harpsichord class, student selection criteria as well as a short description of the internship’s students; the second chapter entitled "Supervised Teaching Practice", where the school year is planned and presented, the year schedule, the observed classes, the content developed by the students, the classes planning, the supervised classes, the exchange between the harpsichord classes of Póvoa de Varzim’s Music School and Oporto Music Conservatory as well as a critical comment on curricula differences between schools in addition to important topics and critical comments of the observations made during the internship and the master's degree, closing this section with some suggestions on study strategies; Finally, the last chapter entitled "Intervention Project - Body Awareness” where it’s made an an identification of the problem, presented the objectives, theoretical foundation speaking of body awareness in music, techniques, for example the Alexander Technique, suggesting from this action strategies like for example some stretching exercises and little exercises and suggestions from harpsichordists based on the practical component of the apprenticeship and the two activities developed by teacher Ana Mafalda Castro: the IV Junior Baroque Music Academy and the Body Awareness Masterclass. From the analysis and reflection of this chapter, results and conclusions.pt_PT
dc.identifier.tid202029549pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12292
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino do cravopt_PT
dc.subjectConsciência corporalpt_PT
dc.subjectPostura corporalpt_PT
dc.subjectEscola de Música da Póvoa de Varzimpt_PT
dc.subjectAcademia Júnior de Música Barrocapt_PT
dc.subjectHarpsichord teachingpt_PT
dc.subjectBody awarenesspt_PT
dc.subjectBody posturept_PT
dc.subjectPóvoa de Varzim Music Schoolpt_PT
dc.subjectJunior Baroque Music Academypt_PT
dc.titleConsciência corporal na música: breve abordagem sobre a sua importância no ensino do cravopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Cravopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Catarina_Sousa_MEM_2018.pdf
Size:
9.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: