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A canção no feminino: um ponto de partida para a criação de duetos para flauta transversal

dc.contributor.advisorAlves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
dc.contributor.advisorMota, Joaquina
dc.contributor.advisorBotelho, Daniel
dc.contributor.authorCosta, Mariana Rodrigues da
dc.date.accessioned2022-01-05T11:07:02Z
dc.date.available2022-01-05T11:07:02Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio descreve o trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2020/2021 na Academia de Música de Castelo de Paiva, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação que se centrou na criação de duetos para flauta transversal baseados na adaptação de canções para voz e piano de célebres compositoras, nomeadamente Fanny Mendelssohn, Clara Schumann, Cécile Chaminade e Amy Beach. Os duetos criados foram gravados e posteriormente disponibilizados a cinco professores e flautistas de referência nacional, que avaliaram o resultado desta adaptação e aferiram a potencialidade deste material ao nível da sua inclusão no ensino da flauta transversal. O feedback dado pelos professores avaliadores foi bastante positivo, tendo sido realçado o caráter inovador do trabalho, o seu contributo para o repertório flautístico e a pertinência da exploração da relação entre a voz e a flauta. Esta investigação poderá dar voz a um repertório menos reconhecido e, simultaneamente, contribuir para a valorização do papel da figura feminina como compositora.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report describes the work carried out during the 2020/2021 academic year at Academia de Música de Castelo de Paiva, within the scope of Supervised Teaching Practice. As part of this report, a research project was developed, with a focus on the creation of flute duets adapted from songs for voice and piano by female composers, namely Fanny Mendelssohn, Clara Schumann, Cécile Chaminade and Amy Beach. The duets created were recorded and later sent to five teachers and flutists of national reference, who evaluated the result of this adaptation and assessed the potential of these materials for the purpose of flute teaching. The feedback given by the teacher-evaluators was very positive, highlighting the innovative character of the work, its contribution to the flute repertoire and the relevance of exploring the relationship between voice and flute. This research may give voice to a less recognized repertoire and, at the same time, contribute to the valorization of the female figure as a composer.pt_PT
dc.identifier.tid202836118pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19300
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDuetospt_PT
dc.subjectCanções para voz e pianopt_PT
dc.subjectLiedpt_PT
dc.subjectCompositoraspt_PT
dc.subjectEnsino da flauta transversalpt_PT
dc.subjectDuetspt_PT
dc.subjectSongs for voice and pianopt_PT
dc.subjectFemale composerspt_PT
dc.subjectFlute teachingpt_PT
dc.titleA canção no feminino: um ponto de partida para a criação de duetos para flauta transversalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, flauta transversalpt_PT

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