Repository logo
 
Publication

Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas

datacite.subject.fosCiências Sociais:Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorNobre, Ana Paula Beleza Gomes
dc.date.accessioned2016-07-05T15:08:45Z
dc.date.available2016-07-05T15:08:45Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado.pt_PT
dc.description.abstractThe increasing concern that exists in improving the students' learning levels should motivate teachers to consistently improve and adopt a reflective attitude towards their professional practice. This can come, preferably, from supervision of the teaching practice in the classroom, particularly in aspects of classroom observation, which is understood here in a training method centered on development possibilities, from a process of observing lessons among peers; it is neither evaluative nor inspective in nature. This project’s work ultimate purpose is to understand the perception that teachers of a Porto County Group of Schools have on supervision and on the model of classes’ observation, based on a training perspective and peer collaboration, to be applied in this Group. From this study, an Action Plan was proposed to be implemented in the above-mentioned Group, taking into consideration that teachers should be involved in this process. Only then can the development of a class observation process be accepted and shared.pt_PT
dc.identifier.tid201205963
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8418
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectObservação de aulaspt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectSupervisor/supervisionadopt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectClass observationpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.subjectSupervisor/superviseept_PT
dc.titleSupervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaBeleza_2016.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: