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Uso do comércio eletrónico na internacionalização das empresas portuguesas: estudos de caso

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, José de Freitas
dc.contributor.authorMeireles, Diana Cláudia Araújo
dc.date.accessioned2021-09-22T08:13:44Z
dc.date.available2021-09-22T08:13:44Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.description.abstractThis study aims to analyse the use of e-commerce in the internationalisation process of Portuguese firms. In order to make the study relevant, in a first phase, a review of the existing literature on the subject was carried out and, later on, an empirical study was held, using a qualitative approach, more specifically, the case study method. As a first step, Portuguese companies that had an online platform and that sell their products/services to at least one foreign country were targeted as the most desired respondents. Then, in order to collect the primary data, semi-structured interviews were carried out with five companies that showed interest in participating on the study. The results showed that companies recognise that e-commerce provides benefits and advantages, and that the associated costs are lower compared to the costs of the traditional internationalisation process. E-commerce is considered a competitive advantage for companies in contrast to the competition. It is also confirmed that ecommerce boosts the internationalisation process of the interviewed firms. Another conclusion reached is that, mainly due to covid-19 and the social implications we are experiencing, firms consider increasingly important to use an online platform as a complement to traditional commerce or even as a unique sales channel.pt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal analisar a utilização do comércio eletrónico no processo de internacionalização das empresas portuguesas. De modo a tornar o estudo relevante, numa primeira fase foi realizada uma revisão da literatura existente sobre o tema e, posteriormente, foi realizado um estudo empírico, utilizando uma abordagem qualitativa, mais propriamente, o método do estudo de caso. Na execução do estudo, foram inicialmente selecionadas empresas nacionais que tivessem uma plataforma online e que comercializassem os seus produtos/serviços para pelo menos um país estrangeiro. De seguida, de modo a recolher os dados primários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco empresas que demonstraram interesse em participar no estudo. Os resultados obtidos mostraram que as empresas reconhecem que o comércio eletrónico lhes proporciona benefícios e vantagens e que os custos associados são mais baixos comparativamente aos custos do processo de internacionalização tradicional. O comércio eletrónico é considerado uma vantagem competitiva das empresas em relação à concorrência e confirma-se que este impulsiona a sua internacionalização. Pode-se ainda concluir que, principalmente devido ao covid-19 e às mudanças que estamos a vivenciar, as empresas consideram que é cada vez mais importante a utilização de uma plataforma online como complemento ao comércio tradicional ou até mesmo como o único canal de vendas.pt_PT
dc.identifier.tid202767175pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18458
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectEmpresas nacionaispt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectTeorias da internacionalizaçãopt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.subjectInternationalisationpt_PT
dc.subjectPortuguese firmspt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectInternationalisation theoriespt_PT
dc.titleUso do comércio eletrónico na internacionalização das empresas portuguesas: estudos de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

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