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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This study aims to analyse the use of e-commerce in the internationalisation process of
Portuguese firms. In order to make the study relevant, in a first phase, a review of the
existing literature on the subject was carried out and, later on, an empirical study was
held, using a qualitative approach, more specifically, the case study method. As a first
step, Portuguese companies that had an online platform and that sell their
products/services to at least one foreign country were targeted as the most desired
respondents. Then, in order to collect the primary data, semi-structured interviews were
carried out with five companies that showed interest in participating on the study.
The results showed that companies recognise that e-commerce provides benefits and
advantages, and that the associated costs are lower compared to the costs of the
traditional internationalisation process. E-commerce is considered a competitive
advantage for companies in contrast to the competition. It is also confirmed that ecommerce
boosts the internationalisation process of the interviewed firms. Another
conclusion reached is that, mainly due to covid-19 and the social implications we are
experiencing, firms consider increasingly important to use an online platform as a
complement to traditional commerce or even as a unique sales channel.
Este estudo tem como objetivo principal analisar a utilização do comércio eletrónico no processo de internacionalização das empresas portuguesas. De modo a tornar o estudo relevante, numa primeira fase foi realizada uma revisão da literatura existente sobre o tema e, posteriormente, foi realizado um estudo empírico, utilizando uma abordagem qualitativa, mais propriamente, o método do estudo de caso. Na execução do estudo, foram inicialmente selecionadas empresas nacionais que tivessem uma plataforma online e que comercializassem os seus produtos/serviços para pelo menos um país estrangeiro. De seguida, de modo a recolher os dados primários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco empresas que demonstraram interesse em participar no estudo. Os resultados obtidos mostraram que as empresas reconhecem que o comércio eletrónico lhes proporciona benefícios e vantagens e que os custos associados são mais baixos comparativamente aos custos do processo de internacionalização tradicional. O comércio eletrónico é considerado uma vantagem competitiva das empresas em relação à concorrência e confirma-se que este impulsiona a sua internacionalização. Pode-se ainda concluir que, principalmente devido ao covid-19 e às mudanças que estamos a vivenciar, as empresas consideram que é cada vez mais importante a utilização de uma plataforma online como complemento ao comércio tradicional ou até mesmo como o único canal de vendas.
Este estudo tem como objetivo principal analisar a utilização do comércio eletrónico no processo de internacionalização das empresas portuguesas. De modo a tornar o estudo relevante, numa primeira fase foi realizada uma revisão da literatura existente sobre o tema e, posteriormente, foi realizado um estudo empírico, utilizando uma abordagem qualitativa, mais propriamente, o método do estudo de caso. Na execução do estudo, foram inicialmente selecionadas empresas nacionais que tivessem uma plataforma online e que comercializassem os seus produtos/serviços para pelo menos um país estrangeiro. De seguida, de modo a recolher os dados primários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco empresas que demonstraram interesse em participar no estudo. Os resultados obtidos mostraram que as empresas reconhecem que o comércio eletrónico lhes proporciona benefícios e vantagens e que os custos associados são mais baixos comparativamente aos custos do processo de internacionalização tradicional. O comércio eletrónico é considerado uma vantagem competitiva das empresas em relação à concorrência e confirma-se que este impulsiona a sua internacionalização. Pode-se ainda concluir que, principalmente devido ao covid-19 e às mudanças que estamos a vivenciar, as empresas consideram que é cada vez mais importante a utilização de uma plataforma online como complemento ao comércio tradicional ou até mesmo como o único canal de vendas.
Description
Keywords
Comércio eletrónico Internacionalização Empresas nacionais Internet Teorias da internacionalização E-commerce Internationalisation Portuguese firms Internet Internationalisation theories