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Relatório de Estágio: Análise da eficiência do Sistema de controlo de tráfego da cidade do Porto

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Abstract(s)

No âmbito da unidade curricular Dissertação/Estágio/Projeto, foi desenvolvido, durante um estágio na Câmara Municipal do Porto, o estudo da eficiência do sistema inteligente de controlo de tráfego implementado na cidade. Este sistema é designado como Sistema Inteligente de Gestão Autónoma - SIGA e tem como base de funcionamento o software de gestão de tráfego GERTRUDE da empresa GERTRUDE SAEM. O sistema de controlo de tráfego encontra-se repartido em 10 zonas interligadas, focadas essencialmente no centro da cidade do Porto. O estudo foi aplicado apenas a uma parte da zona da Constituição, nomeadamente a rua da Constituição, desde a Praça Marquês até à rua Antero de Quental. A eficiência mediu-se pela comparação de duas situações, a circulação e comportamento das correntes de tráfego com o sistema em funcionamento normal e com o sistema desativado. Por sua vez, o indicador utilizado que permitiu avaliar o sistema, foi o nível de serviço obtido pelo atraso médio por veículo em cada ramo de cada interseção. Para determinação do atraso, foram testados diferentes métodos, para se tentar perceber qual aquele que melhor se adequava à situação e que exigia menor número de recursos humanos. À frente serão exaradas algumas conclusões acerca da metodologia de cada um deles e condicionantes que levaram à não utilização de todos os métodos. Depois de aplicadas as metodologias que permitiram determinar o nível de serviço em cada grupo semafórico das diferentes interseções, percebeu-se que existe uma grande diferença na circulação entre as duas situações, sendo que a mais-valia que este sistema apresenta é a coordenação das diferentes interseções que se encontram abrangidas pelas 10 zonas pertencentes ao SIGA.
Within the course Dissertation / Internship / Project was developed during an internship at the Porto City Council, the study of efficiency of the intelligent system traffic control implemented in the city. This system is called Intelligent Autonomous Management System and it has as operating base, the GERTRUDE software from the GERTRUDE SAEM company. The traffic control system is divided into 10 interconnected zones, mainly focused in the centre of Porto. The study was applied only to part of the Constituição area, namely Constituição street, fromthe Marquês square to Antero de Quental street. The efficiency was measured by comparing two situations, the movement and behaviour of traffic flows with the system in normal operation and the system deactivated. The indicator, that allowed to evaluate the system, was the service level achieved by the average delay per vehicle. To determine the delay, were tried different methods to see which one best suited to the location and that required fewer human resources, weaving some conclusions about the methods and motives that led to not use some of them. After applying the methodologies that allowed to determine the service level in each traffic light group of different intersections, it was realized that there is a big difference in the circulation between the two situations, and the added value that this system brings is the coordination created between the different intersections that cover the 10 areas belonging to the Autonomous Intelligent System Management.

Description

Keywords

Corrente de tráfego Procura Débito de saturação Atraso Nível de serviço Current traffic Demand Debit saturation Delay Service Level

Pedagogical Context

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