Repository logo
 
Publication

Relações entre o tipo de respiração, as funções executivas e o comportamento numa amostra de crianças do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto Meneses da Silva
dc.contributor.authorRodrigues, André Miguel Castro
dc.date.accessioned2015-11-12T15:57:08Z
dc.date.available2015-11-12T15:57:08Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEnvolvido na necessidade emergente de associar a Saúde à Educação e da importância e proeminência que a literatura tem manifestado sobre a respiração e as suas implicações na aprendizagem, este estudo pretende explorar e identificar as principais características anátomo-fisiológicas de alunos com RN e RO, apresentar as alterações do comportamento em alunos com RN e alunos com RO, expôr as modificações das funções executivas em alunos com RN e alunos com RO e a relação entre as funções executivas e o comportamento em alunos com RN e alunos com RO. Foram avaliados 169 alunos do 2º ciclo de escolaridade da Escola Eb2/3 de São João da Madeira na respiração, no comportamento e funções executivas – com recurso à adaptação da Avaliação Miofuncional Orofacial – MBGR, do Questionário de Autoavaliação para Jovens (Youth Self Report) e do Inventário de Classificação Comportamental de Funções Executivas – ICCFE-C/A (versão para crianças/adolescentes). Usou-se a avaliação miofuncional orofacial para se obter a caraterização do modo respiratório e das alterações miofuncionais na amostra; e o questionário de autoavaliação comportamental e o inventário de classificação comportamental de funções executivas para verificar a existência de relação entre o desempenho comportamental e funções executivas com o modo respiratório. Os alunos com modo respiratório predominantemente oral apresentam maior incidência de alterações miofuncionais e de modificações comportamentais e nas funções executivas em comparação de alunos com respiração predominantemente nasal.pt_PT
dc.description.abstractHaving in mind the emerging need to relate Health and Education and the importance and prominence that literature has expressed on breathing and its implications for learning, this study aims at exploring and identifying the main anatomical and physiological characteristics of students with nasal breathing and mouth breathing; to point out the changes of behavior in between these two groups of students; to show the modifications of the executive function between these two groups; and to show the relation between the executive functions and the behaviour of the students of both groups. 169 students of the 2nd cycle of schooling from EB2/3 of São João da Madeira were analyzed in terms of breathing, behavior and executive functions - using the adaptation of the MBGR exam the Youth Self Report and Inventory Rating of Behavioral Executive Functions - ICCFE-C / A (version for children / teenagers). It was used the orofacial myofuntional assessment to obtain characterization of breathing method and the myofuntional changes in the sample; and the self-assessment questionnaire and behavioral inventory of behavioral rating of executive functions to verify the existence of a relationship between behavioral performance and executive functions with each breathing method. Students with a predominant oral breathing mode have a higher incidence of myofunctional changes, and behavioral and executive function disorders when compared to students with predominantly nasal breathingpt_PT
dc.identifier.tid201173050
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6853
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectRespiração nasalpt_PT
dc.subjectNasal breathingpt_PT
dc.subjectRespiração oral
dc.subjectComportamento
dc.subjectFunções executivas
dc.subjectMouth breathing
dc.subjectBehavior
dc.subjectExecutive functions
dc.titleRelações entre o tipo de respiração, as funções executivas e o comportamento numa amostra de crianças do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AndréRodrigues_2014.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: