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Abstract(s)
Este trabalho descreve, analisa e reflecte o processo e a concretização do
desenho de luz do espectáculo “Então Ficámos”, a partir do convite para
fazer parte da equipe artística, continuando durante todo o trabalho de
montagem até à estreia do mesmo. Ao atravessar as diversas etapas do
processo criativo e técnico, faz-se um acompanhamento cronológico das
tomadas de decisões e escolhas feitas ao longo de um período de 2 meses
de trabalho. Estreou no dia 22 de Dezembro de 2013 no Pavilhão Multiusos
de Guimarães, fazendo parte do encerramento de Guimarães Capital da
Cultura 2013. “Então ficámos” teve direcção musical de José Mário Branco e
Fernando Lapa e encenação de António Durães, o espetáculo teve como
maestro Peter Bergamin à frente da Orquestra das Beiras e do Coro da
Faculdade de Letras do Porto. O espetáculo contava com a presença de
diversos grupos musicais e cantores profissionais e amadores, entre os
quais os Mão Morta, Pacman e Amélia Muge, contava ainda com a presença
de cerca de 600 atores não profissionais que estavam inseridos num projecto
com a comunidade da capital da cultura perfazendo cerca de 800 pessoas em
cena. A equipa criativa era igualmente extensa sendo Fernando Ribeiro
responsável pelos cenários e Cláudia Ribeiro pelos figurinos. A produção
executiva era dirigida por Mauro Rodrigues e a direção técnica por Francisco
Grilo.
O espectáculo foi construído ao longo de 2 anos (intermitente) pela equipe
artística em conjugação com o projecto Krisis e retracta através da canção,
da música e da movimentação cénica diversos momentos da história da
comunidade, momentos como a fome, a revolução, a emigração, o trabalho da
terra, o trabalho na industria ou as manifestações religiosas. Tudo isto
serviu de base para o trabalho criativo dos artistas envolvidos, tendo sido
uma preocupação constante a criação de um espectáculo profissional de alto
nível artístico e técnico. Espectáculo esse que foi visto por cerca de 3000
espetadores ao vivo e por várias centenas de milhar de telespectadores
através da transmissão televisiva em directo para todo o país e em diferido
para as comunidades portuguesas no estrangeiro e países africanos de língua
portuguesa.
Esta produção devido as suas características: tamanho do espaço de
representação (60mx45m), quantidade e diversidade de equipamento
envolvido (cerca de 400 projectores ) e a liberdade técnica, orçamental e
criativa tornaram esta produção um desafio especial no meu percurso
profissional e levou-me a escolhê-la para servir de demonstração das
minhas aptidões técnicas e artísticas na candidatura a especialista de design
de iluminação para espetáculos.
