Repository logo
 
Publication

Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorTerra, Ana Lúcia
dc.contributor.advisorSantos, José de Freitas
dc.contributor.authorReis, Ana Suzete Pires
dc.date.accessioned2019-03-30T11:29:20Z
dc.date.available2019-03-30T11:29:20Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractTendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.pt_PT
dc.description.abstractHaving as a premise the importance of marketing and communication as fundamental management tools for any organization, the present research aimed to know and understand the different specificities of the Documentation and Information Service of the Faculty of Engineering of Porto, with the purpose of presenting a Plan of Marketing and Communication. The methodology used was the case study in a qualitative approach using structured interviews with those responsible for the different services. The case study is a particularly appropriate methodological approach to research when it comes to understanding, exploring or describing complex events and contexts in which various factors are simultaneously involved. The analysis of the information collected, both in the context of the bibliographic review and the interviews, allowed to point out certain shortcomings in the scope of strategic planning, both internally and externally. Within this frame of reference and within a line of thinking, in which both marketing and communication are influenced by constant changes, it became evident as necessary the development of strategies that allow facing the market in a sustainable way. In fact, information marketing can contribute as an innovative approach to the management of information units. Knowledge of marketing techniques applied to the management of information and knowledge becomes fundamental at a time when society, in constant transformation, is increasingly digital. In this context, and based on the diagnosis made, a Marketing and Communication Plan for the Documentation and Information Services of the Faculty of Engineering of the University of Porto was elaborated with a view to reinforcing its image among real users, but also with the objective of attracting new users.pt_PT
dc.identifier.tid202207269pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13281
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDocumentação e informaçãopt_PT
dc.subjectMarketing de serviçospt_PT
dc.subjectPlano de marketingpt_PT
dc.subjectMarketing planpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectDocumentation and informationpt_PT
dc.subjectMarketing servicespt_PT
dc.titlePlano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameInformação Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ana_reis_MIE_2018.pdf.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: