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A realidade virtual e a realidade aumentada na gestão da cultura organizacional

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorMeirinhos, Viviana Andrade
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Cláudia Moreira
dc.contributor.advisorMarques, António
dc.contributor.authorCorreia, Tiago André Ubaldo Campos
dc.date.accessioned2020-06-05T16:41:43Z
dc.date.available2020-06-05T16:41:43Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.description.abstractAs tecnologias de informação (TI) adquirem, nos dias de hoje, uma notoriedade inquestionável quando associadas ao campo profissional e, muito em particular, a áreas de gestão, em que aqui se insere a Gestão de Recursos Humanos (GRH). De entre as várias soluções tecnológicas existentes, a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) surgem como duas ferramentas emergentes e com inúmeras aplicabilidades a diferentes setores de atividade e a processos laborais específicos. Com o objetivo de identificar as potencialidades da RV e da RA na GRH e, em particular, na Gestão da Cultura Organizacional, a presente investigação apresenta uma abordagem metodológica qualitativa assente em dois estudos complementares: uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), sem meta-análise, e uma Análise de Conteúdo Online. Implementaram-se critérios de inclusão e exclusão que resultaram na integração de 1 documento científico válido para a revisão sistemática e 21 publicações para a análise de conteúdo online. Os resultados parecem evidenciar que, na GRH, os processos que mais utilizam tecnologias de RV e RA passam pela (1) Aprendizagem e Desenvolvimento, pela (2) Saúde e Segurança e pela (3) Gestão do Desempenho. Nas práticas de Recursos Humanos (RH) que têm influência na cultura organizacional, destacam-se as (1) atividades de formação, (2) atividades de acolhimento e integração, seguidas de outras práticas como (3) recrutamento, práticas de storytelling corporativo, de team building e de retenção de colaboradores. De uma forma geral, são referidas como vantagens na utilização destas tecnologias a (1) concretização de ações de formação mais dinâmicas, interativas e envolventes e (2) a realização de processos de acolhimento e integração mais interativos e realistas. Este trabalho permite concluir que as tecnologias de RV e RA apresentam inúmeras potencialidades no que à GRH e à Gestão da Cultura Organizacional dizem respeito. O principal contributo desta investigação, para além dos mencionados, foi o de dar os primeiros passos numa investigação que se prevê que tenha continuidade no seio científico e profissional.pt_PT
dc.description.abstractInformation technology (IT) nowadays has an unquestionable notoriety when associated to the professional field and, in particular, to the management areas, which include Human Resources Management (HRM). Among the many existing technological solutions, Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) emerge as two emerging tools and with numerous applicability to different sectors of activity and specific work processes. In order to identify the potentialities of VR and AR in HRM, and in particular in Organizational Culture Management, this research presents a qualitative methodological approach based on two complementary studies: a systematic literature review, without meta-analysis and an online content analysis. Inclusion and exclusion criteria were implemented resulting in the integration of 1 valid scientific document for systematic review and 21 publications for online content analysis. The results seem to show that, in HRM, the processes that most use VR and AR technologies are (1) Learning and Development, (2) Health and Safety and (3) Performance Management. In Human Resources (HR) practices that influence the organizational culture, the following stand out: (1) training activities, (2) onboarding activities, followed by other practices such as (3) recruitment, corporate storytelling, team building practices and employee retention. In general, they are referred to as advantages in the use of these technologies (1) the implementation of more dynamic, interactive and engaging training actions and (2) the realization of more interactive and realistic onboarding processes. This work allows us to conclude that VR and AR technologies have innumerable potentialities regarding HRM and Organizational Culture Management. The main contribution of this work, besides those mentioned, was to take the first steps in a research that is expected to continue in the scientific and professional fields.pt_PT
dc.identifier.tid202451895pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15983
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectGestão de recursos humanospt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectHuman resources managementpt_PT
dc.subjectOrganizational culturept_PT
dc.subjectVirtual realitypt_PT
dc.subjectAugmented realitypt_PT
dc.titleA realidade virtual e a realidade aumentada na gestão da cultura organizacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão e Desenvolvimento de Recursos Humanospt_PT

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