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A aplicação da realidade Aumentada no comércio eletrónico no processo de decisão de compra

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, José Luís Tavares Pires Dias dos
dc.contributor.authorAlves, Joana Vanessa Caldeira
dc.date.accessioned2021-12-06T11:15:03Z
dc.date.available2021-12-06T11:15:03Z
dc.date.issued2021-01-27
dc.descriptionVersão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractA Realidade Aumentada (RA) pode ser a solução para ultrapassar obstáculos que ocorrem no momento da aquisição online. A finalidade da presente investigação consiste em analisar se o comportamento do consumidor é influenciável na presença da Realidade Aumentada no contexto de comércio electronico. Para o efeito, foi criada uma marca para o mercado do Turismo Sustentável, intitulada Turn The House e foi elaborado uma aplicação fictícia móvel de uma loja online com recurso a tecnologia RA. O modelo de investigação desenvolvido foi fundamentado em inúmeros noções e teorias que aperfeiçoam, influenciam e elucidam a avaliações do produto e intenção de compra de potenciais clientes. Dentro dessas estruturas, incluem os diferentes construtos de satisfação, informação do consumidor, atitudes da marca, utilidade, avaliação do produto, vantagem da aplicação, atributos da tecnologia utilizada e a sua influência na intenção de compra serão elucidadas e exposto com o objetivo de desenvolver um modelo de pesquisa. No qual este modelo irá responder a questão de pesquisa. O instrumento utilizado consiste num questionário, aplicado online através Google Forms, na qual resultaram em questionários válidos. Da análise dos resultados obtidos conclui-se que a RA é considerada como sendo uma aliada para o processo de decisão de compra dos inquiridos, motivando-os assim, para a intenção de compra. Através desta tecnologia, os indivíduos conseguem obter com maior eficácia a informação essencial acerca do produto. Consideram esta inovação como sinónimo de prazer, útil e fácil de utilizar, como também conseguem através dela eliminar possíveis riscos percebidos durante a experiência online. Por último, os indivíduos confirmam que a RA é uma vantagem para Aplicação Móvel(app), comparando-a como sendo impulsionadora de interatividade para a app, tornando-a muito mais apelativa e real, proporcionando assim, numa relação mais benéfica para ambas partes, empresa e consumidor.pt_PT
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) can be the solution to overcome obstacles that occur when purchasing online. The purpose of this investigation is to analyze whether consumer behavior is influenced by the presence of Augmented Reality in the context of electronic commerce. For this purpose, a brand was created for the sustainable tourism market called ‘Turn The House’ and a fictitious mobile application for an online store was created using RA technology. The research model developed was based on innumerable notions and theories that improve, influence, and elucidate the product evaluations and purchase intention of potential customers. Within these structures, they include the different satisfaction constructs, consumer information, brand attitudes, utility, product evaluation, application advantage, attributes of the technology used and their influence on the purchase intention will be elucidated and exposed with the aim of developing a research model. In which this model will answer the research question. The instrument used consists of a questionnaire, applied online through Google Forms, which resulted in valid questionnaires. From the analysis of the results obtained, it can be concluded that AR is an ally for the purchase decision process of the respondents, thus motivating them towards the intention of purchase. Through this technology, individuals can obtain essential information about the product more effectively. They consider this innovation as a synonym for pleasure, useful and easy to use, as well as through it they eliminate possible risks perceived during the online experience. Finally, individuals confirm that AR is an advantage for mobile application (app), comparing it as driving interactivity for the app, making it much more appealing and real, thus providing a more beneficial relationship for both parties, company, and consumer.pt_PT
dc.identifier.tid202670406pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18980
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectAplicação móvelpt_PT
dc.subjectAugmented realitypt_PT
dc.subjectMobile applicationpt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.subjectPurchase intentionpt_PT
dc.titleA aplicação da realidade Aumentada no comércio eletrónico no processo de decisão de comprapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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