Publication
A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-up
| dc.contributor.author | Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos | |
| dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
| dc.contributor.author | Pinheiro, José Alberto | |
| dc.contributor.author | Morais, António | |
| dc.date.accessioned | 2019-12-05T11:30:49Z | |
| dc.date.available | 2019-12-05T11:30:49Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, contextos e objetivos de diversas técnicas de realização/edição na construção da personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. Equacionados parâmetros como o cenário, a perspetiva, o ponto de vista visual e sonoro, entendeu-se a perspetiva como uma das formas mais produtivas de construir uma relação de afeto (Deleuze, 2007) entre o adulto-espectador e a criança-personagem, e uma voz para a personagem. Sendo o close-up um plano de intimidade e expressão, torna-se muito importante para a experiência afetiva do espectador, permitindo o acesso a micro expressões faciais (cf. Ekmann, 2003), mas também favorecendo a ‘identificação emocional’ entre espectador e personagem: “If we look at and understand each other’s faces and gestures, we not only understand, we also learn to feel each other’s emotions” (Balazs apud Plantinga, 1996, p.243).). O adulto que assiste através do ponto de vista da criança, dada a posição da câmara, desloca-se mentalmente até à sua própria infância (cf. Adult-child seer”, Martin-Jones, 2001) e a perceção do processo de aprendizagem, através do close-up sobre a criança, (cf. Être et Avoir, Philibert, 2003) torna-se um processo de decifração de informações subtis. Entende-se esta ‘identificação emocional’ como um meio possível (longe da intenção paternalista), de colocar o adulto no lugar da criança, sem, todavia, lhe retirar a consciência desse efeito. Enquanto exercício propedêutico capaz de estruturar futuras opções de realização, far-se-á a descrição e a análise do método de close-up, utilizado no documentário Être et Avoir, e da sua relevância na construção da relação afetiva entre o personagem e o espectador. | |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15034 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Ao Norte Associação de Produção e Animação Audiovisual. Câmara Municipal de Viana do Castelo | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://www.encontrosdecinema.pt/2018/doc/7conferencia_cinema_programa-vrs1.3.pdf | |
| dc.subject | Close-up | pt_PT |
| dc.subject | Cinematografia | pt_PT |
| dc.subject | Imagem-afeto | pt_PT |
| dc.subject | Personagem infantil | pt_PT |
| dc.subject | Empatia | pt_PT |
| dc.title | A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-up | pt_PT |
| dc.type | other | |
| dspace.entity.type | Publication | |
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| oaire.citation.title | XVIII Encontros de Cinema: 7.ª Conferência Internacional de Cinema | pt_PT |
| person.familyName | Baptista | |
| person.givenName | Adriana | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | other | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
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