Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorSousa, Marta João Alves Andrade e
dc.date.accessioned2018-07-30T11:39:12Z
dc.date.available2018-07-30T11:39:12Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se na unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada e, pretende retratar o percurso formativo da estagiária em duas valências onde o estágio decorreu: creche e educação pré-escolar. Neste sentido, o presente documento assenta nos pressupostos teóricos e legais que configuram a prática educativa, orientadores de toda a intervenção que foi preconizada. Ancorados numa metodologia interpretativa de investigação-ação, foi possível implementar o processo cíclico de observação, planificação, ação, avaliação, reflexão e diálogo. Neste processo metodológico a tónica foi colocada na criança, enquanto ser ativo, participativo e co-construtor do seu saber e aprendizagem. As intervenções realizadas em pequenos grupos e em grupos mais amplos promoveram práticas educativas inovadoras, criativas e potenciadoras de aprendizagens transversais a diversas áreas curriculares. Nesse sentido, a participação das crianças, a sua motivação, interesse e envolvimento assumiram-se como peças fundamentais em todo o projeto, que se organizou e estruturou em função das necessidades, vontades, interesses e idiossincrasias que caraterizaram os participantes das duas valências. Por último, este percurso formativo integra igualmente um questionamento autorreflexivo, participativo, sistemático, interpretativo e colaborativo que potenciou saberes, conhecimentos e competências socioprofissionais e pessoais que se inscrevem nos princípios da aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe present undergraduate research integrated in the unit of supervised educational practice, seeks to portray the formative journey of intern in two valences where the stage took place: daycare and preschool education. In this sense, the present document is based on the theoretical and legal assumptions that configure the educational practice, guiding all the intervention that was advocated. Anchored in an interpretative methodology of action research, it was possible to implement the cyclical process of observation, planning, action, evaluation, reflection and dialogue. In this methodological process, emphasis was placed on the child while being active, participatory and co-constructor of knowing and learning. Interventions carried out in small groups and in larger groups have promoted innovative, creative and educational practices of learning abroad the cross curricular areas. In this regard, the participation of children, their motivation, interest and involvement were assumed as fundamental parts in the entire project, which is organized and structured according to the needs, desires, interests and idiosyncrasies that characterize the participants of the two valances. Finally, this training course integrates a self-reflexive questioning, participatory, systematic, interpretative and collaborative that boosted knowledge, socio-professional and personal skills that are the key of lifelong learningpt_PT
dc.identifier.tid201975270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11789
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPerfil pedagógico profissionalpt_PT
dc.subjectDay Carept_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectProfessional pedagogical profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaSousa_2018.pdf
Size:
3.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: