Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.12 MB | Adobe PDF | |||
1.74 KB | License |
Advisor(s)
Abstract(s)
INTRODUÇÃO
Este manual é o produto da colaboração desenvolvida no âmbito do projeto "FRIEND-SHIP –
Improving Students’ Social Participation in Primary and Secondary Schools across Europe",
financiado pela Comissão Europeia – Programa Erasmus+, Referência: 2019-1-AT01-KA201-05
1226.
Um dos principais resultados deste projeto consistiu no desenvolvimento do Programa
FRIEND-SHIP, uma intervenção escolar cujo objetivo é aumentar a participação social de todos
os alunos entre os 8 e os 11 anos.
O Programa FRIEND-SHIP destina-se a ser implementado por professores e consiste em 12
sessões, cada uma com a duração de 45-60 minutos, implementadas duas vezes por semana,
ao longo de seis semanas. As atividades que compõem este programa são essencialmente
experimentais. Os alunos são convidados a envolverem-se e a assumirem um papel ativo,
participando em atividades de grupo, dramatizações, histórias sociais, atividades físicas e
atividades relacionadas com as artes.
O principal objetivo deste manual é apoiar os professores na implementação do Programa
FRIEND-SHIP com as suas turmas.
Description
Keywords
1º ciclo do ensino básico Inclusão 2º ciclo do ensino básico Participação social Programa FRIEND-SHIP Escola inclusiva
Citation
Aroni, K., Toulia, A., Alves, S., Hassani, S., Heidrich, F., Franzen, K., Görel, G., Löper, M. F., Aguiar, T., Silveira- Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Hellmich, F., Schwab, S., & Avramidis, E. Programa de Intervenção FRIEND-SHIP – Manual. Instituto Politécnico do Porto. https://doi.org/10.26537/20565