Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorPinto, Marta Junqueira Paula
dc.date.accessioned2017-10-03T13:41:29Z
dc.date.available2017-10-03T13:41:29Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como objetivo essencial a apresentação e análise crítica e reflexiva do percurso formativo da mestranda – Prática Educativa Supervisionada (PES) que contribuiu para o início da construção da identidade profissional docente com um perfil para o séc. XXI. Este documento tem por base pressupostos teóricos, concetuais e legais que fundamentaram a PES em ambas as valências abordadas e permitiram a aquisição de competências a nível profissional e pessoal. Desta forma, torna-se indispensável referir os três princípios estruturantes que sustentaram o desenvolvimento deste relatório e a formação da mestranda: os pilares da educação: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Neste sentido, realça-se as etapas da metodologia de investigação-ação por se constituírem fundamentais na construção do conhecimento num paradigma socio construtivista, em que a criança é o epicentro do seu percurso educativo. Importa ainda ressalvar o processo colaborativo que enriqueceu o olhar e a intervenção em contexto. A revisão da literatura evidencia a necessidade de recriar as práticas tradicionais, rígidas e puramente transmissivas e implementar novas metodologias dinâmicas e interativas com recursos atualizados com vista a garantir práticas inovadoras e criativas que respondam aos problemas da atualidade.pt_PT
dc.description.abstractThe present report of the professional qualification stage to obtain the Master's Degree in Pre-school Education and 1 st Cycle of Basic Education has as its essential objective the critical and reflexive analysis presentation of the training course of the master student - Supervised Educational Practice (PES), who contributed to the construction of a professional identity with a profile for the XXI century. This document is based on the theoretical, conceptual and legal assumptions that support the PES in both approaches and allowed the acquisition of skills on a professional and personal level. In this way, it is indispensable to mention the three structuring principles that underpinned the development of this report and the formation of the master student: the pillars of learning: learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be. In this sense, the steps of the research-action methodology are highlighted because they are fundamental in the construction of knowledge in a socio-constructivist paradigm, in which the child is the epicenter of its educational course. It is also important to bring out the collaborative process that enriched the look and intervention in context. The literature review highlights the need to recreate traditional, rigid and purely transmissive practices and implement new dynamic and interactive methodologies with updated resources to ensure innovative and creative practices that respond to current problems.pt_PT
dc.identifier.tid201761432
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10328
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectParadigma socio construtivistapt_PT
dc.subjectTrabalho Colaborativopt_PT
dc.subjectInovação e Criatividadept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectAction-research methodology
dc.subjectSocio-constructivist paradigm
dc.subjectCollaborative process
dc.subjectInnovation and Creativity
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MartaPinto_2017.pdf
Size:
806.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: