Repository logo
 
Publication

Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacional

datacite.subject.fosEconomiapt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Dias Pinto
dc.contributor.authorPinho, Cláudio Leandro da Costa
dc.date.accessioned2017-09-21T14:41:03Z
dc.date.available2017-09-21T14:41:03Z
dc.date.issued2016-12-30
dc.description17 valorespt_PT
dc.description.abstractA indústria portuguesa de calçado é das que mais contribui positivamente para o PIB nacional, exportando quase toda a sua produção. No entanto, essas exportações são maioritariamente sob as marcas de private label e não as marcas portuguesas de calçado. Este estudo tem como objetivo principal analisar das estratégias de implementação e ativação de marcas próprias para a indústria portuguesa de calçado com o intuito de atingirem um reconhecimento internacional. A investigação quantitativa, de cariz exploratório, teve por base um questionário a empresas conhecidas na indústria portuguesa de calçado e detentoras de marcas próprias com experiência internacional. Os principais resultados obtidos mostram que as marcas portuguesas em concreto têm optado maioritariamente por expor em feiras europeias. As marcas portuguesas de calçado na sua larga maioria são pouco reconhecidas internacionalmente, contrariamente ao que acontece com a indústria portuguesa de calçado que é internacionalmente reconhecida pela qualidade do calçado que produz com design e inovação. Os meios mais clássicos de promoção e os novos meios de comunicação através das redes sociais ainda não são vistos pelas empresas de uma forma integrada e complementar. Analisando a interdependência das componentes principais conclui-se que quando a ação da indústria é relevante na perspetiva empresarial, que há um número significativo de empresas que também acompanha e potencia estas iniciativas (ainda que existam algumas empresas que não aproveitam o esforço setorial). Trabalho adicional tem ainda de ser feito em termos de gestão de marca para que as marcas portuguesas de calçado consigam alcançar um reconhecimento internacional equivalente ao da sua indústria. Quanto ao desenvolvimento/inovação distinguem-se dois tipos de comportamento: as empresas com maior trabalho de desenvolvimento/inovação evidenciam uma maior motivação para a criação de marcas próprias e, em sentido contrário, um menor trabalho de desenvolvimento/inovação representa uma falta de motivação para a criação de marcas. O reconhecimento internacional é explicado pela promoção do setor e a dinâmica exportadora das empresas, revelando que existe uma aceitação e validação internacionais dos produtos e marcas portuguesas.pt_PT
dc.description.abstractThe Portuguese footwear industry is one of the industries that contribute the most to the national GDP, exporting almost all of its production. However, those exports are mainly under private label brands and not Portuguese footwear brands. This study aims to analyze the implementation and activation strategies of own brands to the Portuguese footwear industry in order to reach international recognition. The quantitative research, of an exploratory nature, was based on a questionnaire to known companies in the Portuguese footwear industry and owners of own brands with international experience. The main collected results show that Portuguese brands have mainly opted to exhibit in European fairs. The majority of Portuguese footwear brands are little well-known on an international scale, unlike what happens with the Portuguese footwear industry that is internationally recognised by the quality of the footwear that produces with design and innovation. The more classic means of promotion and the new means of communication through social media are not yet seen by companies in an integrated and complementary way. By analysing the interdependency of the main components, one can conclude that when the industry’s actions are relevant on a business level there is a meaningful number of companies that also accompany and potentiate these initiatives (although there are some companies that do not make avail of the sectorial effort). Additional work is yet to be done regarding brand management so that the Portuguese footwear brands can reach an international recognition tantamount to its industry. Regarding the development/innovation, there are two kinds of behavior: the companies with more development/innovation work show more motivation to creating own brands and, contrarily, a lesser development/innovation work represents a lack of motivation to creating brands. International recognition is explained by the sector promotion and the exporting dynamics of the companies, showing that there is an international acceptance and validation of Portuguese products and brands.pt_PT
dc.identifier.tid201734389pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10306
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIndústria portuguesa de calçadopt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectReconhecimento internacionalpt_PT
dc.subjectQuestionáriopt_PT
dc.subjectAnálise em componentes principaispt_PT
dc.subjectPortuguese footwear industrypt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectAnalysis on main componentspt_PT
dc.subjectInternational recognitionpt_PT
dc.subjectQuestionnairept_PT
dc.subjectQuizpt_PT
dc.titleEstratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacionalpt_PT
dc.title.alternativeo caso da indústria portuguesa de calçadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cláudio_Pinho_EI_2016.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: