Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-30"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de implementação e ativação de marcas próprias e o reconhecimento internacionalPublication . Pinho, Cláudio Leandro da Costa; Ribeiro, Maria Clara Dias PintoA indústria portuguesa de calçado é das que mais contribui positivamente para o PIB nacional, exportando quase toda a sua produção. No entanto, essas exportações são maioritariamente sob as marcas de private label e não as marcas portuguesas de calçado. Este estudo tem como objetivo principal analisar das estratégias de implementação e ativação de marcas próprias para a indústria portuguesa de calçado com o intuito de atingirem um reconhecimento internacional. A investigação quantitativa, de cariz exploratório, teve por base um questionário a empresas conhecidas na indústria portuguesa de calçado e detentoras de marcas próprias com experiência internacional. Os principais resultados obtidos mostram que as marcas portuguesas em concreto têm optado maioritariamente por expor em feiras europeias. As marcas portuguesas de calçado na sua larga maioria são pouco reconhecidas internacionalmente, contrariamente ao que acontece com a indústria portuguesa de calçado que é internacionalmente reconhecida pela qualidade do calçado que produz com design e inovação. Os meios mais clássicos de promoção e os novos meios de comunicação através das redes sociais ainda não são vistos pelas empresas de uma forma integrada e complementar. Analisando a interdependência das componentes principais conclui-se que quando a ação da indústria é relevante na perspetiva empresarial, que há um número significativo de empresas que também acompanha e potencia estas iniciativas (ainda que existam algumas empresas que não aproveitam o esforço setorial). Trabalho adicional tem ainda de ser feito em termos de gestão de marca para que as marcas portuguesas de calçado consigam alcançar um reconhecimento internacional equivalente ao da sua indústria. Quanto ao desenvolvimento/inovação distinguem-se dois tipos de comportamento: as empresas com maior trabalho de desenvolvimento/inovação evidenciam uma maior motivação para a criação de marcas próprias e, em sentido contrário, um menor trabalho de desenvolvimento/inovação representa uma falta de motivação para a criação de marcas. O reconhecimento internacional é explicado pela promoção do setor e a dinâmica exportadora das empresas, revelando que existe uma aceitação e validação internacionais dos produtos e marcas portuguesas.
