Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBoal-Palheiros, Graça
dc.contributor.authorMiranda, Ana Rita Rêgo
dc.date.accessioned2019-09-16T13:32:05Z
dc.date.available2019-09-16T13:32:05Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed in the scope of the Master's Degree on Teaching Basic Musical Education in Educational School of the Porto's Polytechnic Institute. The first chapter exposes the characterization of the contexts where the supervised teaching practice took place: schools, classes and educational communities. The second chapter encompasses a reflection and rational of the options made throughout the educational practices, which is based on the experience gained during the classes observed and taught. The third chapter is devoted to the research project on theme: “The vocal practice of teachers in Music Education classes”. This seeks to a better understand of the teacher’s opinions about the singing activities they perform with the students. At last, a questionnaire was used to understand the beliefs of music teachers on Generic and Vocational Education. After analyzing and interpreting the data obtained, this research study allowed us to conclude that singing practice is widely approached in Music Education classes. It was also possible to collect information about this practice, what type of repertoire they use, what are their main resources, the most important objectives and the attitudes of students in relation to singing activity.pt_PT
dc.identifier.tid202284530
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14612
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectPrática Vocalpt_PT
dc.subjectMusic Educationpt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.subjectVocal Practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativePrática vocal nas aulas de Educação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaMiranda_2018.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: