Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Joana Santos Correia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadro-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSilva, Helena Margarida Ferreira da
dc.contributor.authorCorreia, Joana Santos
dc.date.accessioned2023-11-15T14:19:43Z
dc.date.available2023-11-15T14:19:43Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre a formação da mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Primordialmente, evidencia-se o quadro teórico e legal que fundamentou a tomada de decisão, tendo a sua apropriação possibilitado a construção de alicerces profissionais sólidos. Estes, por sua vez, potenciaram práticas criativas e contextualizadas, onde a criança emerge enquanto centro da ação, sendo os seus interesses o ponto de partida. Nesse contexto, a mobilização dos pressupostos contemplados pela Metodologia de Investigação-Ação constituiu-se um pilar do desenvolvimento de práticas transformadoras e significativas para as crianças. Assim, a adoção de uma postura observadora, reflexiva e investigativa assumiu-se basilar à ação pedagógica desenvolvida, procurando o seu aperfeiçoamento. Do mesmo modo, a Metodologia de Trabalho por Projeto possibilitou o desenvolvimento de projetos integradores em ambas as valências de PES. Finalmente, destaca-se a preponderância da formação de docentes detentores do perfil duplo que, sem descurar as especificidades de cada valência, deverão ser possuidores de uma visão global e integral da educação, percecionando-a como um processo contínuo. Com efeito, promovem a articulação curricular, o trabalho colaborativo e o envolvimento das famílias a fim de assegurar um ambiente confortável para a criança, conduzindo a que, as inevitáveis transições educativas, sejam suaves e tranquilas. Tais pressupostos acompanharam a ação educativa da mestranda no decurso da sua ação pedagógica, perspetivando o seu futuro profissional enquanto Educadora de Infância e Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the training of the master's student throughout the Supervised Educational Practice, in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. First, the theoretical and legal framework underpinning decision-making is highlighted, tending to its appropriation, enabling the construction of solid professional qualifications. These, in turn, will promote creative and contextualized practices, where children emerge as the center of action, being its interests the starting point. In this context, the mobilization of two assumptions contemplated by the Research-Action Methodology constitutes a pillar for the development of transforming and meaningful practices for children. Therefore, it is assumed that the adoption of an observant, reflective and investigative posture is based on the pedagogical action developed seeking its improvement. Likewise, the Project Work Methodology allows the development of integrative projects in both Supervised Educational Practice valences. Finally, it is important to highlight the preponderance of training teachers with a dual profile who, despite the specificities of each valence, must have a global and integral vision of education, perceiving it as a continuous process. To this end, we promote curricular articulation, collaborative work and family involvement in order to guarantee a comfortable environment for the child, making the inevitable educational transitions smooth and peaceful for the child. These assumptions accompany the educational activity of the master's student in the course of her pedagogical activity, envisioning her professional future as a Kindergarten Teacher and Teacher of the 1st Cycle of Basic Education.pt_PT
dc.identifier.tid203394437
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23909
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho por Projetopt_PT
dc.subjectAprendizagem na localidadept_PT
dc.subjectAbordagem às ciênciaspt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectProject work methodologypt_PT
dc.subjectLearning in the localitypt_PT
dc.subjectApproach to Sciencept_PT
dc.subjectDual profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Joana Santos Correiapt_PT
dc.title.alternativePrática de ensino supervisionada; Perfil duplo de formação; Investigação-ação; Trabalho colaborativo; Supervised teaching practice; Dual training profile; Action research; Collaborative workpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Joana Correia_2023.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: