Repository logo
 
Publication

O impacto e desafios da IA no dia a dia dos profissionais de SEO

dc.contributor.advisorSilva, Pedro Bruno Mendonça da
dc.contributor.authorMendes, Tiago José Soares
dc.date.accessioned2025-10-07T09:43:25Z
dc.date.available2025-10-07T09:43:25Z
dc.date.issued2025-07-07
dc.date.submitted2025-10-07
dc.description.abstractAs tecnologias digitais têm provocado mudanças importantes nas estratégias de Search Engine Optimization (SEO), devido principalmente à Inteligência Artificial (IA), o que tem gerado transformações contínuas na rotina dos especialistas desta área que atendem a empresas Business to Business (B2B), Business to Consumer (B2C) e freelancers. A pesquisa tem como objetivo investigar a IA nas estratégias de SEO, onde procuro compreender como os seguintes aspetos influenciam o desempenho das empresas nos mercados mencionados: a eficiência das estratégias de SEO com IA, a automação dos processos de SEO utilizando IA, a personalização do conteúdo de SEO com IA e a análise em tempo real dos dados com IA. Além de que é importante entender como a inteligência artificial afeta a eficiência das estratégias de SEO e a sua capacidade de se ajustar às atualizações frequentemente realizadas pelos motores de busca. Para conseguir atingir o objetivo foi criado um modelo conceptual baseado em estudos anteriores existentes que levaram às seguintes suposições: o impacto da IA na eficiência das estratégias de SEO, na automatização de processos, na personalização de conteúdos e na análise de dados em tempo real, tanto na escalabilidade das estratégias quanto na adaptação aos algoritmos, além do referido anteriormente foi também realizada uma pesquisa empírica detalhada com um questionário direcionado a profissionais de SEO, com o objetivo principal de adquirir informações objetivas sobre como a inteligência artificial está a ser utilizada no campo específico da otimização para motores de busca. A análise dos dados foi conduzida com o SPSS 24.0 e AMOS-SEM 20.0, validando o modelo conceptual e testando as hipóteses formuladas. De acordo com os resultados verifica-se que implementar técnicas de SEO baseadas em inteligência artificial traz vantagens para melhorar a escalabilidade e se adaptar aos algoritmos das estratégias de SEO. Porém, também foram identificadas dificuldades como manter as habilidades atualizadas de forma contínua e integrar IA nos processos de SEO. As questões são especialmente relevantes para profissionais que procuram otimizar a eficiência e o impacto das suas estratégias em qualquer ambiente em que trabalhem. Assim, sendo o estudo amplia o conhecimento sobre como a inteligência artificial impacta o SEO, demonstrando os desafios e as consequências para os especialistas na área e fornecendo inputs úteis para lidar com as transformações tecnológicas no setor.por
dc.description.abstractDigital technologies have caused major changes in Search Engine Optimization (SEO) strategies, mainly due to Artificial Intelligence (AI), which has generated continuous transformations in the routine of specialists in this area who serve Business to Business (B2B), Business to Consumer (B2C) companies and freelancers. The research aims to investigate AI in SEO strategies, where I seek to understand how the following aspects influence the performance of companies in the markets: the efficiency of SEO strategies with AI, the automation of SEO processes using AI, the personalization of SEO content with AI and the real-time analysis of data with AI. In addition, it is important to understand how artificial intelligence affects the efficiency of SEO strategies and their ability to adjust to the frequent updates made by search engines. In order to achieve the objective, a conceptual model was created based on previous existing studies that led to the following assumptions: the impact of AI on the efficiency of SEO strategies, the automation of processes, the personalization of content and the analysis of data in real time, both in the scalability of strategies and in the adaptation to algorithms, in addition to the above, a detailed empirical survey was also carried out with a questionnaire aimed at SEO professionals, with the main objective of acquiring objective information on how artificial intelligence is being used in the specific field of search engine optimization. Data analysis was conducted using SPSS 24.0 and AMOS-SEM 20.0, validating the conceptual model and testing the hypotheses formulated. The results show that implementing SEO techniques based on artificial intelligence has advantages in terms of improving scalability and adapting to the algorithms of SEO strategies. However, difficulties were also identified, such as keeping skills continuously updated and integrating AI into SEO processes. The issues are especially relevant for professionals looking to optimize the efficiency and impact of their strategies in any environment in which they work. As such, the study expands knowledge about how artificial intelligence impacts SEO, demonstrating the challenges and consequences for experts in the field and providing useful inputs for dealing with technological transformations in the sector.eng
dc.identifier.tid204011019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30577
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectSearch Engine Optimization (SEO)
dc.subjectInteligência Artificial (IA)
dc.subjectAutomatização de Processos
dc.subjectPersonalização de Conteúdo
dc.subjectAnálise de dados em Tempo Real
dc.subjectEscalabilidade de Cmpanhas
dc.subjectSearch Engine Optimization (SEO)
dc.subjectArtificial Intelligence (AI)
dc.subjectProcess automation
dc.subjectContent personalization
dc.subjectReal-time data analysis
dc.subjectCampaign scalability
dc.titleO impacto e desafios da IA no dia a dia dos profissionais de SEO
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digital

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tiago_Mendes_MMKD_2025.pdf
Size:
852.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format