Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorLopes, Cátia Viviana Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-24T14:00:44Z
dc.date.available2018-09-24T14:00:44Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA construção do presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a qualificação profissional. Esta unidade mobilizou saberes teóricos-legais, através de uma postura crítica e indagadora, que proporcionou o desenvolvimento de ações educativas. Neste relatório tenta-se espelhar a visão do socioconstrutivismo, dando à criança a oportunidade de ser ela a co-construtura da sua aprendizagem e o docente o seu orientador. Assim, tornou-se imprescindível a utilização da metodologia de investigação-ação, uma aproximação que se desenvolveu na PES ao longo da ação educativa, pela espiral dinâmica e interativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThe construction of this intership report arise in the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, developed in the context of the internship in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education insert in the Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education master’s degree, in professional qualification. This unit mobilized teorical and legal knowledges, through critical and questioning posture which resulted in the development of educational activities. This report attempts to mirror the social constructive vision, giving the opportunity to the child of being the co-construtor of her learning, with her teacher as the guide. Therefor, the investigation-action methodology became primordial, an approach that was incremented at SEP over the educational action and through the spiral dynamics: observation, planning, action, evaluation and reflexion. The journey lived in Supervised Educational Practice contributed to the professional foundation as future professional kindergarten teacher and teacher of the First Cycle of Basic Education.pt_PT
dc.identifier.tid202029905
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11999
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectSocial constructivept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CátiaLopes_2018pdf.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: