Repository logo
 
Publication

Problem-Based Learning e suas implicações: breve revisão teórica

dc.contributor.authorSantos, Andreia
dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.contributor.authorBarreto, João Francisco
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.date.accessioned2013-04-19T09:16:01Z
dc.date.available2013-04-19T09:16:01Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA ESTSP-IPP implementou em 2008-2009 um novo modelo pedagógico, o PBL, em três licenciaturas. Este modelo tem sido considerado capaz de promover a aquisição de conhecimentos mas também o desenvolvimento de competências transversais valorizadas no mercado de trabalho; orienta-se em torno de problemas significativos da realidade profissional, trabalhados segundo a metodologia dos sete passos, destacando-se a aprendizagem através de pesquisa individual e trabalho de grupo; e visa ainda desenvolver processos cognitivos e metacognitivos como levantar hipóteses, comparar, analisar, interpretar e avaliar. Neste artigo, caracterizamos brevemente o modelo e respectivas implicações, justificando o interesse em investigar as repercussões da sua implementação.por
dc.description.abstractIn 2008-2009, ESTSP-IPP implemented a new pedagogical model – PBL – in three of its degrees. This model has been recognized as adequate to encourage students to acquire knowledge and develop transversal competences increasingly valued by the labor market. PBL is organized around significant problems from the professional activity, worked from a seven step methodology, encouraging learning through individual research and group work. It promotes the development of several cognitive and metacognitive processes, such as hypothesis raising, comparing, analyzing, interpreting and evaluating. In this article, we briefly characterize PBL and its implications, advocating for the importance of investigating the model’s implementation.por
dc.identifier.citationSantos, A., Salgado, A., Barreto, J. F., Martins, H., & Dores, A. R. (2010). Problem-Based Learning e suas implicações: Breve revisão teórica. I Congresso Internacional da Saúde Gaia-Porto, 1–8.
dc.identifier.isbn978-972-8688-69-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1404
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - Politemapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectProblem-Based Learning (PBL)por
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectHealthcare educationpor
dc.titleProblem-Based Learning e suas implicações: breve revisão teóricapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleI Congresso Internacional da Saúde Gaia-Portopor
person.familyNameSalgado
person.familyNameBarreto
person.familyNameDores
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameJoão Francisco
person.givenNameArtemisa
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0002-1893-4819
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublication623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_AndreiaSantos_2010.pdf
Size:
101.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: