Publication
O contributo das tecnologias imersivas para o projeto de identidade visual: o caso Space Festival
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
| dc.contributor.advisor | Serapicos, Pedro | |
| dc.contributor.author | Costa, Diogo Maia da | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T11:32:37Z | |
| dc.date.available | 2025-11-05T11:32:37Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-16 | |
| dc.description | Trabalho de projeto | |
| dc.description.abstract | Este projeto propõe uma reflexão crítica sobre o contributo do design de comunicação na construção de identidades visuais dinâmicas, através da mediação com tecnologias interativas e linguagens visuais geradas por som. O estudo centra-se no desenvolvimento de um sistema gráfico experimental para o Space Festival, um evento de música improvisada e experimental, que surgiu em 1999, em Coimbra, caracterizado pela sua itinerância e programação em territórios de baixa densidade. A investigação procura compreender de que forma o som, entendido como fenómeno acústico e também como matéria visual e expressiva, pode ser incorporado na concepção de identidades gráficas sensíveis ao tempo, ao lugar e à interação com o público. Neste enquadramento exploram-se possibilidades abertas por ferramentas de design generativo, com especial foco no uso da plataforma TouchDesigner1, para a criação de composições gráficas reativas, geradas a partir de frequências e padrões sonoros. A identidade visual do festival é encarada como um sistema em constante mutação, informado pela cultura local das regiões onde o evento decorre, pelas manifestações sonoras do próprio festival e pela participação ativa do público. A proposta conjuga uma abordagem etnográfica, baseada na recolha de elementos simbólicos e musicais característicos de cada território, com princípios da música visual e da cimática, ciência que estuda as formas produzidas pela vibração do som na matéria. Situado na confluência entre o design gráfico contemporâneo, as artes sonoras e a cultura participativa, este trabalho visa contribuir para uma reflexão mais alargada sobre o papel do designer enquanto mediador sensível às dinâmicas sociais, tecnológicas e sensoriais que atravessam o campo do design de comunicação na atualidade. | por |
| dc.description.abstract | This project proposes a critical reflection on the contribution of communication design to the construction of dynamic visual identities through the mediation of interactive technologies and sound-generated visual languages. The study focuses on the development of an experimental graphic system for the Space Festival, an improvised and experimental music event that began in 1999 in Coimbra, characterized by its itinerancy and programming in low-density areas. The research seeks to understand how sound, understood as an acoustic phenomenon and also as a visual and expressive material, can be incorporated into the design of graphic identities sensitive to time, place, and audience interaction. Within this framework, the possibilities opened up by generative design tools are explored, with a special focus on the use of the TouchDesigner platform for the creation of reactive graphic compositions generated from sound frequencies and patterns. The festival's visual identity is seen as a constantly changing system, informed by the local culture of the regions where the event takes place, the festival's sonic manifestations, and the active participation of the audience. The proposal combines an ethnographic approach, based on the collection of symbolic and musical elements characteristic of each territory, with principles of visual music and cymatics, the science that studies the forms produced by the vibration of sound in matter. Situated at the confluence of contemporary graphic design, sound arts, and participatory culture, this work aims to contribute to a broader reflection on the role of the designer as a mediator sensitive to the social, technological, and sensory dynamics that permeate the field of communication design today. | por |
| dc.identifier.tid | 204032628 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30744 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Cartaz | |
| dc.subject | Design de interação | |
| dc.subject | Festivais de música | |
| dc.subject | Identidade visual | |
| dc.subject | Poster | |
| dc.subject | Interaction design | |
| dc.subject | Music festivals | |
| dc.subject | Visual identity | |
| dc.title | O contributo das tecnologias imersivas para o projeto de identidade visual: o caso Space Festival | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Design - Especialização em Design Gráfico |
