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Pesados híbridos na distribuição alimentar

dc.contributor.advisorRamos, Patrícia Alexandra Gregório
dc.contributor.authorSequeira, Isabel Cristina Pereira de
dc.date.accessioned2014-06-05T08:50:41Z
dc.date.available2014-06-05T08:50:41Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Logística Orientada por: Professora Doutora Patrícia Alexandra Gregório Ramospor
dc.description.abstractA sustentabilidade, especialmente a redução das emissões de carbono, as exigências de foro legal e as inúmeras e diferentes variantes que ocorrem na logística da distribuição alimentar, constituem um desafio a esta dissertação, em que nos pretendemos estudar a viabilidade e custos pela utilização de uma Frota de Pesados Híbridos, por substituição à tradicional frota movida a gasóleo. Para tal, teremos a necessidade de experimentar uma viatura pesada híbrida de doze toneladas (1ª na Península Ibérica) na distribuição alimentar, quer em rotas com pontos de paragem e descarga de curta distância, como também naqueles que distanciam mais entre si. Este duplo cenário, coloca-se dadas as características técnicas da viatura, que parecem limitar de um certo modo, o aproveitamento do carro, quando operando em maiores perímetros. À análise de resultados obtida, pretende-se comparar uma idêntica viatura mas esta movida a gasóleo, nas mesmas condições climatéricas e rotas, para maior fiabilidade dos dados, objetivando determinar a presença ou não da diminuição de consumos obtida face aos convencionais pesados de mercadorias, com uma significativa redução das emissões de dióxido de carbono e baixos níveis de ruído. Fica em aberto a continuidade do estudo, mas desta vez para pesados movidos única e exclusivamente a energia ou qualquer outra fonte de locomoção não poluente, não usando portanto o normal combustível fóssil.por
dc.description.abstractEfficiency, particularly the reduction of carbon emissions, the legal demands and the several particularities that happen at the traditional distribution, are a challenge to this study in which we intend to discuss the viability and costs of using hybrid cars instead of those traditional that are moved by diesel. We will have the need, of making a experience within a hybrid car, of twelve tones, (1stat the Iberian Peninsula) at the supermarket chain of “Pingo Doce”, once in nearby points of delivery, other times in those that distance more between them. Both scenarios, must be studied because of the particular characteristics of the car that somehow, seems, to limit the performance of them, when comparing with routes of greater distance. The results that we main obtain, we intend to compare to those reached by the traditional car moved by diesel, operating at the same climacteric conditions and routes, so that we can compare efficiently them, never forgetting, lowest levels of noise and the considerable reduction of carbon emissions.en
dc.identifier.tid201633094
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/4488
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.subjectDistribuição alimentarpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectPesados híbridospor
dc.subjectFood distributionen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectHybrid carsen
dc.titlePesados híbridos na distribuição alimentarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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