Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Espaços poéticos: os cenários como elementos narrativos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_SophiaPitanga_2022.pdf2.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação, enquadrada no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, Especialização em Produção e Realização Audiovisual, da ESMAD, tem como objetivo compreender a importância da Cenografia, como parte da Direção de Arte, na construção da narrativa cinematográfica, seja em termos dramáticos, estéticos ou simbólicos, ajudando até a caracterizar as personagens de um filme, não só no cinema em geral, mas, sobretudo, no nosso estudo de caso: a longa-metragem Aquarius (2016), do realizador brasileiro Kleber Mendonça filho, tendo em conta os seus propósitos narrativos e dramáticos. A dissertação será dividida em duas partes. Na primeira delas, alicerçada num enquadramento teórico, pretende-se compreender os cenários fílmicos como espaços dramáticos que através de estratégias cinematográficas contribuem efetivamente para o desenvolvimento do enredo. Já na segunda parte, trabalhada de forma empírica, os elementos teóricos serão aplicados ao filme Aquarius, a fim de justificar o vínculo cenografia-narrativa de alguns dos seus elementos constituintes, como são, por exemplo, as Casas de Clara, a Cidade de Recife e a Praia de Boa Viagem.
The present dissertation, framed within the scope of the Masters in Audiovisual Communication, majoring in Audiovisual Production and Direction, from ESMAD, aims to understand the importance of Scenography, as part of the Art Direction, in the construction of the cinematic narrative, whether in dramatic, aesthetic or symbolic terms, even helping to characterize the characters of a film, not only in cinema in general, but especially in our case study: the feature film Aquarius (2016), by the Brazilian director Kleber Mendonça Filho, in consideration of its narrative and dramatic purposes. The dissertation will be structured in two parts. The first section, supported by a theoretical framework, aims to understand filmic scenarios as dramatic spaces that through cinematic strategies can effectively contribute to the development of the plot. As for the second half, worked in an empirical way, the theoretical elements are applied to the film Aquarius, to justify the scenography-narrative bond of its constituent elements, such as Clara's houses, the city of Recife and the beach of Boa Viagem.

Description

Dissertação de mestrado

Keywords

Aquarius Cenários Cenografia Direção de arte Kleber Mendonça Filho Set design Scenography Production design

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License