Repository logo
 
Publication

Os canais de distribuição e a otimização de tarifas: o caso do Hotel Crowne Plaza Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLiberato, Dália
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica
dc.contributor.authorCardoso, Rui Filipe Gesto
dc.date.accessioned2022-08-04T13:39:43Z
dc.date.available2022-08-04T13:39:43Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.descriptionRelatório de estágio
dc.description.abstractO Revenue Management é facilmente descrito como a técnica de gestão comercial que ajuda a vender o produto certo, no momento certo, ao cliente certo, na tarifa certa e através do canal de distribuição mais adequado. No entanto, existe todo um processo complexo e analítico na sua essência que leva à criação e maximização das receitas. O presente relatório surge após o período de estágio curricular, na unidade hoteleira Crowne Plaza Porto, hotel da cadeia IHG e tem como principal objetivo o estudo dos canais de distribuição e a otimização de tarifas. No desenvolvimento do estudo foi delineada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a Revenue Managers, com a finalidade de analisar o impacto dos canais de distribuição e da otimização de tarifas nas unidades hoteleiras, bem como de conhecer as estratégias aplicadas por estes profissionais quanto aos temas em destaque. O objetivo final do estudo é dar a conhecer o funcionamento do departamento de reservas e Revenue Management do Hotel Crowne Plaza Porto e compreender de que forma podem os canais de distribuição e a otimização de tarifas contribuir e afetar as unidades hoteleiras. No âmbito da presente investigação foram definidos os principais canais de distribuição utilizados pelas unidades hoteleiras, assim como o impacto e peso que cada uma destas tem dentro das organizações; identificadas as estratégias de maximização da receita ao recorrer a Account Managers das OTA de forma a criar um forecast preciso e posteriormente aplicação das restrições de Yield; observadas as possíveis perdas de rentabilidade ocorrentes das disparidades de preço causadas pelos metasearch; analisadas as estratégias para a otimização de tarifas tendo por base uma correta definição do business mix, e posteriormente uma análise ao contexto micro e macro económico com recurso aos feeder markets e on the books para a definição do forecast e terminando com a aplicação das estratégias de Yield para levar a um aumento do ADR e melhor gestão de inventário.pt_PT
dc.description.abstractRevenue Management is described as the commercial management technique that helps to sell the right product, at the right time, to the right customer, at the right rate and through the most appropriate distribution channel, but there is a whole complex and analytical process in its essence that leads to the creation and maximization of revenue. This report is the result of the curricular internship period at the Crowne Plaza Porto hotel, part of the IHG chain, and its main objective is the study of distribution channels and the rate optimization. Along the study, a qualitative methodological approach was outlined, based on semistructured interviews with Revenue Managers with the final objective of analyzing the impact that distribution channels and rate optimization have on hotel units and to comprehend the strategies applied by these professionals on the highlighted topics. The final objective of the study is to demonstrate how does Reservations and Revenue Management department function in Crowne Plaza Porto hotel an understand how distribution channels and rate optimization can contribute and affect hotel units. In this research the main distribution channels used by the hotel units were defined as well as the impact and weight of these in each organization; elaboration of revenue maximization strategies by contacting OTA’s Account Managers in order to create an accurate forecast and apply Yield restrictions; analyzation of possible losses of profitability arising from price disparities caused by metasearch; delineation of rate optimization strategies by defining the business mix, analyze macro and micro context using feeder markets, on the books and forecast and ending with Yield restrictions application to drive ADR and manage the inventory correctly.pt_PT
dc.identifier.tid203049390pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20751
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRevenue managementpt_PT
dc.subjectCanais de distribuiçãopt_PT
dc.subjectOtimização de tarifaspt_PT
dc.subjectHotel Crowne Plaza Portopt_PT
dc.subjectDistribution channelspt_PT
dc.subjectRate optimizationpt_PT
dc.subjectCrowne Plaza Porto Hotelpt_PT
dc.titleOs canais de distribuição e a otimização de tarifas: o caso do Hotel Crowne Plaza Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RuiGesto_2022.pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: