Repository logo
 
Publication

Os estudantes adultos não tradicionais e a aprendizagem no Ensino Superior: linhas orientadoras para uma melhor integração destes novos públicos

dc.contributor.authorCorreia, Ana Maria Ramalho
dc.contributor.authorMesquita, Anabela
dc.date.accessioned2012-07-17T10:22:02Z
dc.date.available2012-07-17T10:22:02Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionArtigo submetido à 6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 26-28 Outubro, ESTG, Bragançapor
dc.description.abstractAs orientações políticas no sentido do desenvolvimento de uma sociedade baseada em conhecimento colocaram novas preocupações na agenda da União Europeia e dos governos dos vários países, uma vez que para atingir tais objectivos são necessárias, não só infra-estruturas tecnológicas, mas também uma força de trabalho com as capacidades e competências adequadas, forjadas numa educação/formação inicial bem estruturada e, num processo contínuo de aprendizagem, disponível a todos os cidadãos, incluindo aqueles a quem as várias circunstâncias da vida não permitiram o progresso através de um percurso de educação formal. A massificação do ensino superior determinou que estas instituições acolhessem estudantes com percursos de aprendizagem não formal e informal2. No entanto, de forma genérica, estas instituições ainda não manifestam a preocupação de se adaptarem às necessidades destes novos públicos. O estudo das expectativas dos estudantes adultos, não tradicionais, bem como das suas principais motivações para o ingresso, ou re-ingresso, no ensino superior, além das barreiras encontradas neste processo, foi o objectivo do projecto LIHE – Learning in Higher Education [100703-CP-1-2002-1-UK-GRUNDTVIG-GI]. Esta comunicação, após uma breve referência à necessidade de promover a aprendizagem ao longo da vida, no Ensino Superior, como elemento chave na construção de uma Sociedade do Conhecimento, apresentará alguns dos resultados sobre a identificação de boas práticas para uma melhor integração dos estudantes adultos não tradicionais, no ensino superior.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/548
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstudantes adultos não tradicionaispor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEntrevistaspor
dc.subjectQuestionáriospor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleOs estudantes adultos não tradicionais e a aprendizagem no Ensino Superior: linhas orientadoras para uma melhor integração destes novos públicospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapor
oaire.citation.title6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informaçãopor
person.familyNameMesquita
person.givenNameAnabela
person.identifier.orcid0000-0001-8564-4582
person.identifier.ridB-3353-2008
person.identifier.scopus-author-id55441402600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicatione9b9ffdc-2725-42df-aa7f-baf30c68fc5c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye9b9ffdc-2725-42df-aa7f-baf30c68fc5c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
correia and sarmento_capsi_28junho_VF_c rod.pdf
Size:
94.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: