Publication
Os estudantes adultos não tradicionais e a aprendizagem no Ensino Superior: linhas orientadoras para uma melhor integração destes novos públicos
dc.contributor.author | Correia, Ana Maria Ramalho | |
dc.contributor.author | Mesquita, Anabela | |
dc.date.accessioned | 2012-07-17T10:22:02Z | |
dc.date.available | 2012-07-17T10:22:02Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Artigo submetido à 6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 26-28 Outubro, ESTG, Bragança | por |
dc.description.abstract | As orientações políticas no sentido do desenvolvimento de uma sociedade baseada em conhecimento colocaram novas preocupações na agenda da União Europeia e dos governos dos vários países, uma vez que para atingir tais objectivos são necessárias, não só infra-estruturas tecnológicas, mas também uma força de trabalho com as capacidades e competências adequadas, forjadas numa educação/formação inicial bem estruturada e, num processo contínuo de aprendizagem, disponível a todos os cidadãos, incluindo aqueles a quem as várias circunstâncias da vida não permitiram o progresso através de um percurso de educação formal. A massificação do ensino superior determinou que estas instituições acolhessem estudantes com percursos de aprendizagem não formal e informal2. No entanto, de forma genérica, estas instituições ainda não manifestam a preocupação de se adaptarem às necessidades destes novos públicos. O estudo das expectativas dos estudantes adultos, não tradicionais, bem como das suas principais motivações para o ingresso, ou re-ingresso, no ensino superior, além das barreiras encontradas neste processo, foi o objectivo do projecto LIHE – Learning in Higher Education [100703-CP-1-2002-1-UK-GRUNDTVIG-GI]. Esta comunicação, após uma breve referência à necessidade de promover a aprendizagem ao longo da vida, no Ensino Superior, como elemento chave na construção de uma Sociedade do Conhecimento, apresentará alguns dos resultados sobre a identificação de boas práticas para uma melhor integração dos estudantes adultos não tradicionais, no ensino superior. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/548 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estudantes adultos não tradicionais | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Entrevistas | por |
dc.subject | Questionários | por |
dc.subject | Europa | por |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Os estudantes adultos não tradicionais e a aprendizagem no Ensino Superior: linhas orientadoras para uma melhor integração destes novos públicos | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | por |
oaire.citation.title | 6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação | por |
person.familyName | Mesquita | |
person.givenName | Anabela | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8564-4582 | |
person.identifier.rid | B-3353-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55441402600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | e9b9ffdc-2725-42df-aa7f-baf30c68fc5c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e9b9ffdc-2725-42df-aa7f-baf30c68fc5c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- correia and sarmento_capsi_28junho_VF_c rod.pdf
- Size:
- 94.05 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: