Publication
A importância das práticas de autoavaliação de uma organização escolar na consecução do seu projeto educativo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Diogo, Fernando Luís Teixeira | |
dc.contributor.author | Faria, Rui Manuel Pascoal | |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T13:21:44Z | |
dc.date.available | 2020-09-28T13:21:44Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | Avaliação na educação é uma necessidade básica para quem quer evoluir e procura a qualidade. A autoavaliação nas escolas constitui uma necessidade de introspeção e de reflexão sobre os seus processos e resultados, de forma a procurar o melhor caminho, funcionando como os sentidos de uma organização. No contexto educativo nacional a autoavaliação é uma imposição decretada, alinhada com quase todos os contextos educativos europeus e mundiais e uma necessidade básica para rentabilizar os recursos limitados e proporcionar a melhor informação de apoio à decisão. As organizações educativas são complexas, dependem muito do meio em que estão inseridas e dos seus atores. Nessa complexidade, as escolas que procuram soluções para os seus próprios problemas são aquelas que mais evoluem. E é nesse contexto que se situa este estudo. É através de um estudo de caso que se pretende compreender como é concebido e implementado o processo de autoavaliação de uma escola, de forma a verificar se é credível e eficiente, e contribui eficazmente para a consecução do seu Projeto Educativo. Para tal, recorreu-se à análise de documentos e à entrevista, de forma a perceber as conceções dos gestores/responsáveis pelo processo, cruzando essa informação com as evidências plasmadas nos seus documentos oficiais. Essas evidências são depois analisadas em confronto com várias conceções teóricas, procurando-se identificar os seus pontos fortes e algumas fragilidades, de modo a encontrar as melhores soluções para o aperfeiçoamento do processo e possibilitar o desenvolvimento da escola. | pt_PT |
dc.description.abstract | The evaluation in education is a basic need for those who want to evolve and seek quality. Self-assessment in schools represents a need for introspection and reflection over their practices and results, to look for the best path, working as the senses of an organization. In the national educational context, self-assessment is a decreed imposition, in line with almost all European and worldwide educational contexts, and a basic necessity to make the most of its limited resources and provide the best support for decision making. Educational organizations are complex, very dependent on the environment in which they operate and their actors. In this complexity, schools that seek solutions to their own problems are the ones that evolve the most. And it is in that context that this study lies. It is through a case study that we intend to understand how a school's self-assessment process is designed and implemented, in order to verify its credibility and efficiency, and if it effectively contributes to achieve its Educational Project. For this, we used the analysis of documents and interviews to understand the conceptions of the managers/responsible for the process, crossing this information with the evidence contained in their official documents. This evidence will then be analyzed against various theoretical conceptions, seeking to identify their strengths and weaknesses, to find the best solutions to improve the process and enable the development of the school. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202698319 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16292 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Autoavaliação | pt_PT |
dc.subject | Melhoria | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | School | pt_PT |
dc.subject | Autonomy | pt_PT |
dc.subject | Self-Assessment | pt_PT |
dc.subject | Improvement | pt_PT |
dc.title | A importância das práticas de autoavaliação de uma organização escolar na consecução do seu projeto educativo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Rui Faria_2020.pdf
- Size:
- 4.69 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format