Repository logo
 
Publication

Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1

dc.contributor.authorSucena, Ana
dc.contributor.authorSilva, Ana Filipa
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.date.accessioned2019-06-13T14:23:51Z
dc.date.available2019-06-13T14:23:51Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNeste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1. Letrônica, 9(2), 200–212. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23812
dc.identifier.doi10.15448/1984-4301.2016.2.23812pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13987
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812pt_PT
dc.subjectAprendizagem da leiturapt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectSoftware de apoio à leiturapt_PT
dc.subjectGraphogamept_PT
dc.titleIntervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage212pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage200pt_PT
oaire.citation.titleLetrônicapt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameSucena
person.givenNameAna
person.identifier773106
person.identifier.ciencia-id4A11-4C4E-038B
person.identifier.orcid0000-0002-5785-8679
person.identifier.scopus-author-id13004264100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9c5d0144-b192-4b39-93a2-9a298a5ced2b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c5d0144-b192-4b39-93a2-9a298a5ced2b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_AnaSucena_2016.pdf
Size:
735.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: