Repository logo
 
Publication

O currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadania

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorRosales López, Carlos
dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.contributor.authorCebreiro-López, Beatriz
dc.date.accessioned2019-09-19T08:50:04Z
dc.date.available2019-09-19T08:50:04Z
dc.date.issued2019-09
dc.description.abstractParafraseando Pacheco (2012), o currículo está relacionado com a pergunta «que conhecimento é mais relevante que as crianças aprendam?». Mais concretamente, é pertinente reconhecer-se que o currículo prescrito, tal como referem diferentes autores (Diogo, 2010; Roldão, 2017), emerge como um elemento essencial para se refletir sobre a escola e os conhecimentos que esta organização educativa procura promover nas próximas gerações. Em consonância, o currículo prescrito encontra-se vinculado à assunção de sentidos sociais comuns (Torres Santomé, 2017), o que, por inerência, se associa a dinâmicas de formação para e em cidadania. Assumindo a possibilidade de integração curricular, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Alonso, 2000), as dinâmicas educativas no âmbito da cidadania apresentam-se com especial relevância (Ribeiro, 2010). Porém, como é mencionado por vários autores (Baraldi & Cockburn, 2018; Jans, 2004; Lister, 2007), este processo não se pode circunscrever a uma educação para a cidadania, antes precisa de se afirmar como um processo educativo que reconhece a cidadania da infância, promovendo-a e valorizando-a, como uma dimensão transversal à prática pedagógica (Rosales López, 2015). Face ao exposto, com o presente texto pretende-se refletir, considerando uma análise documental dos documentos curriculares oficiais − Aprendizagens Essenciais −, sobre o modo como a educação em cidadania da infância é entendida no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para auxiliar a análise, recorreu-se ao software MaxQDA.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., Rosales López, C., Diogo, F., & Cebreiro López, B. (2019). O currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadania. Em P. Duarte, A. I. Moreira, F. L. Diogo, D. M. Fernandes, D. A. Ribeiro, J. A. Costa, & M. B. Canha (orgs.), O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (pp. 83-97). Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14652
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Politécnico do Portopt_PT
dc.relationSFRH/ BD/136027/2018pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducação em cidadaniapt_PT
dc.subjectCidadania da infânciapt_PT
dc.titleO currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadaniapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameDiogo
person.familyNameCebreiro López
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameFernando
person.givenNameBeatriz
person.identifier0000000070841818
person.identifier000000005954306X
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-7178-7889
person.identifier.orcid0000-0003-2064-915X
person.identifier.ridR-6081-2017
person.identifier.scopus-author-id56289877500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isAuthorOfPublication202ee8ef-dc2c-44be-a191-f52e4fd36b46
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2019_5.pdf
Size:
362.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: