Repository logo
 
Publication

Da fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, José António Ribeiro da
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Rita Moreira
dc.date.accessioned2024-01-30T09:57:32Z
dc.date.available2024-01-30T09:57:32Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório consiste num elemento de avaliação da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Ensino de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A grande finalidade deste documento é a realização de uma análise crítica e reflexiva da prática educativa desenvolvida em ambos os ciclos de ensino, marcada pelas especificidades de cada um, nomeadamente a articulação de saberes. Face ao exposto, ao longo de todo o relatório, são convocados os pressupostos teóricos, normativos e legais que sustentam e fundamentam todo o trabalho desenvolvido nos contextos educativos e que traçam as linhas gerais do perfil docente que foi sendo construído pela professora em formação. Uma das partes fundamentais do relatório é a sua dimensão investigativa, na qual é explanado o projeto de investigação desenvolvido no contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo-se à metodologia lnvestigação-Ação. Este nasceu da observação das dificuldades dos alunos ao nível da fluência e da compreensão leitoras e o seu grande objetivo é intervir sobre as mesmas de forma a desenvolver as competências dos alunos ao nível da compreensão inferencial e reorganizativa. Deste modo, todo o documento evidencia a necessidade de o professor possuir competências no âmbito da observação, reflexão e investigação, aliadas a um forte conhecimento científico e didático, contribuindo assim para a qualidade da sua prática e das aprendizagens dos seus alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is an evaluation element of Curricular Unit of Supervised Teaching Practice that integrates the Maste(s Course in Teaching in the P1 Cycle and Teaching Portuguese and in the History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle. The major purpose of this document is to do a criticai and reflexive analysis of the educational practice developed in both teaching cycles, marked by the specifics of each one, particularly the articulation between curriculum are as. ln view of the above, along this report, theoretical, normative and legal assumptions are mobilized to justify and substantiate ali the work developed in educational contexts and to define the general terms of teaching's profile that h as been built by the teacher in training. One of the most important parts of this repartis its research dimension, in which is explained the research project developed in P1 Cycle's educational context, using the Action-Research methodology. This project was born from the observation of the studenfs difficulties in fluency and comprehension and its major goal is to take action on them, in arder to develop students' inferential and organizational comprehension skills. Therefore, this document shows the teacher's need to own observation, reflection and research skills, allied with a strong scientific and didactic knowledge that contributes to the quality of h is practice and the quality of h is students learning process.pt_PT
dc.identifier.tid203491831
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24833
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexão críticapt_PT
dc.subjectDimensão investigativapt_PT
dc.subjectFluênciapt_PT
dc.subjectCompreensãopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectCriticai reflectionpt_PT
dc.subjectResearch dimensionpt_PT
dc.subjectFluencypt_PT
dc.subjectComprehensionpt_PT
dc.titleDa fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Rita Rodrigues_2023.pdf
Size:
25.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: