Repository logo
 
Publication

Redes Sociais de Suporte no Processo de Transição para a Vida Pós-Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilveira-Maia, Mónica
dc.contributor.authorDinis, Joana da Costa
dc.date.accessioned2017-05-22T10:44:24Z
dc.date.available2017-05-22T10:44:24Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO estudo desenvolvido teve como principal objetivo mapear as redes sociais de suporte e experiências desenvolvidas na comunidade no processo de transição de jovens em situação de incapacidade, bem como, analisar o grau de implementação de algumas das boas práticas consideradas centrais neste processo. O mesmo foi desenvolvido sobre dois planos de análise: (i) uma pesquisa por inquérito, onde se procurou descrever as redes sociais de suporte, experiências na comunidade e grau de implementação das boas práticas por parte das equipas educativas; (ii) e um estudo de caso focado na descrição da atuação (e.g., estratégias, facilitadores, barreiras) de equipas que consideram implementar princípios subjacentes às boas práticas e noutras que, por oposição, se considerem mais distantes desses mesmos princípios. Para o efeito procurou-se resposta ao questionário por parte de 52 membros das equipas educacionais implicados no suporte/ implementação dos Planos Individuais de Transição (PIT´s) de jovens em situação de incapacidade, nos distritos de Aveiro e Coimbra. O estudo de caso focou-se em 2 casos de transição para a vida pósescolar de alunos com necessidades adicionais de suporte, onde se procedeu à entrevista a dois professores e um aluno alvo de PIT. Os resultados mostram que a rede de suporte parece encontrar maior densidade nos contextos familiar e escolar, com menor registo de participação de elementos do contexto comunitário. As atividades menos implementadas dizem respeito às atividades sociais, de defesa dos direitos, saúde e segurança e aquelas relacionadas com a recreação e lazer. A concretização destas atividades está associada positivamente à “Promoção de um processo autodirigido e orientado para a autonomia “, ao “envolvimento da comunidade” e à “promoção um processo centrado nas aspirações e necessidades do próprio e da família”. Acresce que desenvolvimento de competências na equipa a par da atitude da sociedade parece ter papel restritivo no desenvolvimento da componente “saúde e segurança” e “defesa dos direitos”.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of the study was to map the social support networks and experiences developed in the community, in the process of transition of young people in situations of disability, as well as to analyze the degree of implementation of some of the good practices considered central in this process. The same was developed on two analysis plans: (i) a survey by survey, which sought to describe the social support networks, experiences in the community and degree of implementation of good practices by the educational teams; (ii) and a case study focused on describing the performance (eg, strategies, facilitators, barriers) of teams that consider implementing principles underpinning good practices and in others that, by contrast, consider themselves further from those principles. For this purpose, a questionnaire was answered by 52 members of the educational teams (including special education teachers / therapists / psychologists…) involved in the support / implementation of Individual Transition Plans (PITs) of young people in situations of incapacity in the districts of Aveiro and Coimbra. The case study focused on 2 cases of transition to the post-school life of students with additional support needs, where the interview was conducted with two teachers and one student targeted by PIT. The results show that the support network seems to find greater density in the family and school contexts, with less participation register of elements of the community context. Less implemented activities relate to social activities, advocacy, health and safety, and those related to recreation and leisure. The achievement of these activities is positively associated with the achievement of good practice indicators such as "Promoting a self-directed and autonomy-oriented process", "involving the community" and "promoting a process centered on the aspirations and needs of the family". In addition, developing team skills and society attitudes appear to play a restrictive role in the development of the "health and safety" and "advocacy" component.pt_PT
dc.identifier.tid201701545
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9841
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectredes sociais de suportept_PT
dc.subjectprocesso de transiçãopt_PT
dc.subjectexperiências na comunidadept_PT
dc.subjectboas práticaspt_PT
dc.subjectplanos individuais de transiçãopt_PT
dc.subjectPIT´spt_PT
dc.subjectsocial support networkspt_PT
dc.subjecttransition processpt_PT
dc.subjectexperiences in the communitypt_PT
dc.subjectgood habitspt_PT
dc.subjectPlans Individual Transitionpt_PT
dc.titleRedes Sociais de Suporte no Processo de Transição para a Vida Pós-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaDinis_2016.pdf
Size:
2.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: