Publication
Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Diogo, Fernando | |
dc.contributor.author | Guedes, António José | |
dc.contributor.author | Fernandes, Dárida | |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T11:41:29Z | |
dc.date.available | 2019-06-18T11:41:29Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.description.abstract | O 1.º ciclo do Ensino Básico está intimamente associado a uma ideia de gestão integrada do currículo (Alonso, 2002). A Filosofia para Crianças, enquanto proposta pedagógica que visa o desenvolvimento do pensamento das crianças, nas suas múltiplas dimensões, poderá assumir-se como um elemento potenciador dessa integração (Guedes & Duarte, 2015). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, que contemplou um período de intervenção numa turma do 2.º ano, e face ao qual já se analisaram dados parciais (Duarte, Fernandes & Guedes, 2017). A recolha de dados assentou numa entrevista à docente titular, após terem sido desenvolvidas, na sua turma, doze sessões de Filosofia para Crianças (numa perspetiva de articulação/transversalidade curricular). Pretende-se, com este estudo, compreender, à luz da opinião de professor titular, as potencialidades da Filosofia para Crianças como componente curricular transversal naquele ciclo, de acordo com dois parâmetros: as práticas pedagógicas dos docentes e as aprendizagens dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8525-63-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14027 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cied.uminho.pt/sites/default/files/2019-06/Livro%20de%20Atas.pdf | |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Filosofia Para Crianças | pt_PT |
dc.subject | 1.º CEB | pt_PT |
dc.subject | Democracia | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.title | Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 55 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 46 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Diogo | |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Fernando | |
person.givenName | Dárida Maria | |
person.identifier | 0000000070841818 | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=CUu8oDwAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.ciencia-id | 7012-1724-084B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7178-7889 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4139-4408 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe | |
relation.isAuthorOfPublication | 4f27c39a-96d9-4c36-96ab-529870ba5288 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |