Repository logo
 
Publication

Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.contributor.authorGuedes, António José
dc.contributor.authorFernandes, Dárida
dc.date.accessioned2019-06-18T11:41:29Z
dc.date.available2019-06-18T11:41:29Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.description.abstractO 1.º ciclo do Ensino Básico está intimamente associado a uma ideia de gestão integrada do currículo (Alonso, 2002). A Filosofia para Crianças, enquanto proposta pedagógica que visa o desenvolvimento do pensamento das crianças, nas suas múltiplas dimensões, poderá assumir-se como um elemento potenciador dessa integração (Guedes & Duarte, 2015). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, que contemplou um período de intervenção numa turma do 2.º ano, e face ao qual já se analisaram dados parciais (Duarte, Fernandes & Guedes, 2017). A recolha de dados assentou numa entrevista à docente titular, após terem sido desenvolvidas, na sua turma, doze sessões de Filosofia para Crianças (numa perspetiva de articulação/transversalidade curricular). Pretende-se, com este estudo, compreender, à luz da opinião de professor titular, as potencialidades da Filosofia para Crianças como componente curricular transversal naquele ciclo, de acordo com dois parâmetros: as práticas pedagógicas dos docentes e as aprendizagens dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-8525-63-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14027
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cied.uminho.pt/sites/default/files/2019-06/Livro%20de%20Atas.pdf
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFilosofia Para Criançaspt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleEntre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.startPage46pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameDiogo
person.familyNameFernandes
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameFernando
person.givenNameDárida Maria
person.identifier0000000070841818
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=en&user=CUu8oDwAAAAJ
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id7012-1724-084B
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-7178-7889
person.identifier.orcid0000-0003-4139-4408
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isAuthorOfPublication4f27c39a-96d9-4c36-96ab-529870ba5288
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Pedro Duarte_2018d.pdf
Size:
496.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: