Publication
Ver com os olhos de outrem
dc.contributor.advisor | Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques | |
dc.contributor.advisor | Modesto, Gabriella Álvarez | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Constança Barroso | |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T14:40:11Z | |
dc.date.available | 2024-09-05T14:40:11Z | |
dc.date.issued | 2024-07-18 | |
dc.description.abstract | «Ver pelos olhos de outrem» é um relatório de estágio que resulta de uma enorme vontade de perceber o Teatro como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este documento procura sintetizar o processo de trabalho e investigação que experienciei, entre setembro de 2023 e junho de 2024, estagiando na Associação Recreativa, Social e Cultural de Silveirinhos (ARCSS), que trabalha com pessoas com deficiência e/ou doença mental. Este processo tem três fases: a da observação, a dialógica e a de criação. No primeiro capítulo, fase de observação, caracterizo o grupo, a Instituição e reflito sobre as sessões de contacto durante a montagem do espetáculo «Da Tormenta à Esperança». No segundo capítulo, fase dialógica, investigo o trabalho de trocas nesta comunidade, desenvolvido a partir de desafios que lhes foram lançados. No terceiro capítulo, fase de criação, descrevo os ensaios e apresentações públicas do espetáculo «A Farda dos Homens Voltou a Ser Pele». Como reflexão crítica elenco as minhas considerações finais. | pt_PT |
dc.description.abstract | «Ver pelos olhos de outrem» (Seeing through someone else's eyes) is an internship report that is the result of an enormous desire to understand theatre as a tool for personal, social and professional development. This document seeks to summarise the process of work and research that I experienced between September 2023 and June 2024, interning at the Associação Recreativa, Social e Cultural de Silveirinhos (ARCSS), which works with people with disabilities and/or mental illness. This process has three phases: observation, dialogue and creation. In the first chapter, the observation phase, I characterise the group, the institution and reflect on the contact sessions during the staging of the show "Da Tormenta à Esperança". In the second chapter, the dialogue phase, I investigate the work of exchanges in this community, developed on the basis of challenges they were given. In the third chapter, the creation phase, I describe the rehearsals and public performances of the show "A Farda dos Homens Voltou a Ser Pele". As a critical reflection, I list my final considerations. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203682475 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25921 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Capacitação | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Partilha | pt_PT |
dc.subject | Sensibilização | pt_PT |
dc.subject | Capacitation | pt_PT |
dc.subject | Communication | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Sharing | pt_PT |
dc.subject | Awareness raising | pt_PT |
dc.title | Ver com os olhos de outrem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização em Criação Teatral | pt_PT |