Repository logo
 
Publication

Ver com os olhos de outrem

dc.contributor.advisorVicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
dc.contributor.advisorModesto, Gabriella Álvarez
dc.contributor.authorAntunes, Maria Constança Barroso
dc.date.accessioned2024-09-05T14:40:11Z
dc.date.available2024-09-05T14:40:11Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstract«Ver pelos olhos de outrem» é um relatório de estágio que resulta de uma enorme vontade de perceber o Teatro como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este documento procura sintetizar o processo de trabalho e investigação que experienciei, entre setembro de 2023 e junho de 2024, estagiando na Associação Recreativa, Social e Cultural de Silveirinhos (ARCSS), que trabalha com pessoas com deficiência e/ou doença mental. Este processo tem três fases: a da observação, a dialógica e a de criação. No primeiro capítulo, fase de observação, caracterizo o grupo, a Instituição e reflito sobre as sessões de contacto durante a montagem do espetáculo «Da Tormenta à Esperança». No segundo capítulo, fase dialógica, investigo o trabalho de trocas nesta comunidade, desenvolvido a partir de desafios que lhes foram lançados. No terceiro capítulo, fase de criação, descrevo os ensaios e apresentações públicas do espetáculo «A Farda dos Homens Voltou a Ser Pele». Como reflexão crítica elenco as minhas considerações finais.pt_PT
dc.description.abstract«Ver pelos olhos de outrem» (Seeing through someone else's eyes) is an internship report that is the result of an enormous desire to understand theatre as a tool for personal, social and professional development. This document seeks to summarise the process of work and research that I experienced between September 2023 and June 2024, interning at the Associação Recreativa, Social e Cultural de Silveirinhos (ARCSS), which works with people with disabilities and/or mental illness. This process has three phases: observation, dialogue and creation. In the first chapter, the observation phase, I characterise the group, the institution and reflect on the contact sessions during the staging of the show "Da Tormenta à Esperança". In the second chapter, the dialogue phase, I investigate the work of exchanges in this community, developed on the basis of challenges they were given. In the third chapter, the creation phase, I describe the rehearsals and public performances of the show "A Farda dos Homens Voltou a Ser Pele". As a critical reflection, I list my final considerations.pt_PT
dc.identifier.tid203682475pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25921
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCapacitaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectSensibilizaçãopt_PT
dc.subjectCapacitationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSharingpt_PT
dc.subjectAwareness raisingpt_PT
dc.titleVer com os olhos de outrempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização em Criação Teatralpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Maria_Antunes_MAC_2024.pdf
Size:
9.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: