Publication
“Das Tripas Coração” – projecto de exploração cenográfica para performance
dc.contributor.advisor | Cerdeira, Júlio Adrião Fernandes Franja | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Helder Jorge Maia da Silva | |
dc.contributor.author | Pereira, Diana Queirós | |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T13:59:46Z | |
dc.date.available | 2024-12-23T13:59:46Z | |
dc.date.issued | 2024-11-29 | |
dc.description.abstract | O que resulta da simbiose entre o corpo e a matéria como elemento cenográfico? Que marcas restam após agregar essa matéria durante um longo período de tempo, e como é que através dos mesmos e da carga antropológica enquanto elemento de pesquisa, pode o performer desenvolver a sua apresentação? Estas foram questões às quais me propus investigar resposta. O meu interesse focou-se então, na procura da simbiose entre o corpo e matéria enquanto elemento cenográfico. Esta matéria que é manipulada durante toda a apresentação, criando uma relação com o performer, da qual resultam formas amorfas, que comunicam através dos seus contornos, sons e movimentos com o propósito de se tornarem um único elemento cenográfico. A carqueja como elemento manipulado, alterando a sua estrutura nos diferentes momentos da performance, tem agregada a si uma carga etnográfica da história das Carquejeiras do Porto, da história de família e do imaginário pessoal do performer. Onde podemos compreender a cenografia neste contexto? Através de elementos multidisciplinares, movimento, danças tradicionais, escultura, criação sonora e desenho, a cenografia é o espaço onde esta relação de simbiose entre o corpo do performer e os elementos tem lugar originando um só ser onde não sabemos onde começa ou termina o performer e a matéria. | pt_PT |
dc.description.abstract | What results from the symbiosis between the body and matter as a scenographic element? What marks remain after incorporating this matter over a long period of time, and how can the performer, through these elements and their anthropological significance as a research subject, develop their presentation? These were questions I set out to investigate. My interest was therefore focused on exploring the symbiosis between the body and matter as a scenographic element. This matter is manipulated throughout the performance, creating a relationship with the performer, from which amorphous forms emerge. These forms communicate through their contours, sounds, and movements with the goal of becoming a singular scenographic element. The "carqueja" as the manipulated element, changing its structure at different moments of the performance, carries with it an ethnographic weight tied to the history of the "Carquejeiras" of Porto, family history, and the performer’s personal imagination. Where can we find scenography in this context? Through multidisciplinary elements—movement, traditional dances, sculpture, sound creation, and drawing—scenography becomes the space where this symbiotic relationship between the performer's body and the elements takes place, creating a single entity where it is unclear where the performer ends and the matter begins. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203770439 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26928 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Carga | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Espaço | pt_PT |
dc.subject | Etnografia | pt_PT |
dc.subject | Matéria | pt_PT |
dc.subject | Movimento | pt_PT |
dc.subject | Repetição | pt_PT |
dc.subject | Burden | pt_PT |
dc.subject | Body | pt_PT |
dc.subject | Space | pt_PT |
dc.subject | Ethnography | pt_PT |
dc.subject | Matter | pt_PT |
dc.subject | Movement | pt_PT |
dc.subject | Repetition | pt_PT |
dc.title | “Das Tripas Coração” – projecto de exploração cenográfica para performance | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização Cenografia | pt_PT |