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Cenografias para sambar: o elemento cenográfico nas comissões de frente do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

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Abstract(s)

Cenografias para Sambar: O elemento cenográfico nas Comissões de Frente do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, é uma investigação que tem como ponto de partida, os processos de criação e execução dos tripés utilizados nos desfiles carnavalescos, nas comissões de frente, entre os anos de 2010 e 2020. Procurando um entendimento de todo o processo de concepção cenográfico, o presente trabalho, debruça-se sobre a importância do tripé nas comissões de frente, nos últimos dez anos, e a sua relação de criação, execução e apresentação, em duas cidades que o concebem e utilizam de formas diferentes. Questionam também o papel do cenógrafo neste processo, pelo contributo específico de concepção dos tripés nas comissões de frente. A partir de entrevistas e caso de estudo realizado com vozes de grande importância nos carnavais de ambas as cidades, pretende-se que esta investigação seja um contributo para o entendimento de como os tripés são pensados e usados na comissão de frente, e qual a importância do cenógrafo como profissional especializado integrante da equipe. Para trabalhos futuros, enumera-se a herança afro-brasileira nas tradições da comissão de frente, estudo dos manuais de julgador e regulamentos, afim de definir critérios claros que atendam as necessidades das comissões de frente com ética e imparcialidade, e estudos do público para a definição das características de espetacularidade das cenografias da comissão de frente.
Scenography for Sambar: The scenographic element in the Front Commissions of the special carnival group of Rio de Janeiro and São Paulo, is an investigation that has as its starting point the processes of creation and execution of the tripods used in carnival parades, in the front commissions, between the years 2010 and 2020. Seeking an understanding of the entire scenographic conception process, this work focuses on the importance of the tripod in the front commissions in the last ten years, and its relationship of creation, execution and presentation, in two cities that conceive and use it in different ways. They also question the role of the set designer in this process, for the specific contribution of tripod design in the front commissions. From interviews and case studies conducted with voices of great importance in the carnivals of both cities, it is intended that this investigation is a contribution to the understanding of how tripods are thought and used in the front commission, and what is the importance of the set designer as a specialized professional member of the team. For future work, the Afro-Brazilian heritage is listed in the traditions of the front commission, study of the judge manuals and regulations, in order to define clear criteria that meet the needs of the front commissions with ethics and impartiality, and studies of the public to define the characteristics of spectacularity of the scenographies of the front commission.

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Comissão de frente Cenografia Tripé Carnaval Cenógrafo Front commission Scenography Tripod Carnival Scenographer

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