Repository logo
 
Publication

A avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e os processos de classificação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorFerreira, Sónia
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorGabriel, Dino Samuel Cristão
dc.date.accessioned2021-10-26T13:44:36Z
dc.date.available2021-10-26T13:44:36Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo deste ano letivo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical e está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e caracteriza a instituição onde decorreu a prática de ensino supervisionada e foca-se num dos instrumentos de aprendizagem: a observação. O segundo capítulo retrata a mesma prática nos vários campos pedagógicos como sendo a planificação, a lecionação e reflexão. Estes pontos serão contextualizados segundo a experiência vivida durante o estágio e fundamentados com referências bibliográficas. O parâmetro da avaliação será abordado no terceiro capítulo. Este descreve o projeto de investigação que teve como principal objetivo perceber se diferentes tipos de métodos de classificação na prova que avalia a oralidade, produzem diferentes resultados e que implicações podem ter no processo de avaliação. Esta investigação foi realizada em duas turmas de ciclos de estudos diferentes e para a sua implementação foi utilizado o método de investigação-ação. As conclusões finais, permitem elucidar a adequação da investigação, atestando a importância de o professor refletir sobre as suas práticas nos momentos de avaliação oral, a influência que os métodos de classificação podem ter no resultado final e a credibilidade que os mesmos podem conferir ao processo.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was written throughout the school year, under the Master of Music Teaching – Musical Training branch, and is organized in three chapters. The first chapter describes and characterizes the institution where supervised teaching took place and focuses on one of the learning tools: observation. The second chapter portrays the same practice in the various pedagogical fields, as planning, teaching and reflection. These concepts will be contextualized according to the experience lived during the internship and based on the bibliographic references. The evaluation parameter will be covered in the third chapter. This describes the research project whose main objective was to understand if different types of classification methods in the oral evaluation test produce different results and what implications they may have on the evaluation process. This research was carried in two classes of different study cycles and for its implementation the research-action method was used. The conclusion allows us to clarify the adequacy of the research, attesting to the importance of the teacher’s reflection on his or her practices in the moments of oral evaluation, the influence that classification methods can have on the final outcome and the credibility they can give to the process.pt_PT
dc.identifier.tid202826511
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18791
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectOralidadept_PT
dc.subjectMétodos de classificaçãopt_PT
dc.subjectMusical Trainingpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectOralitypt_PT
dc.subjectClassification methodspt_PT
dc.titleA avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e os processos de classificaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Dino Gabriel_2019.pdf
Size:
45.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format