Publication
O professor que estava por vir
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Barbot, António | |
dc.contributor.author | Menezes, Daniel Filipe Vieira de Bessa e | |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T14:23:09Z | |
dc.date.available | 2025-07-24T14:23:09Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estrutura-se em duas componentes fundamentais: a intervenção pedagógica desenvolvida em contextos escolares do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, e uma dimensão investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico. A prática pedagógica decorreu em dois momentos distintos. No 2.º CEB, o mestrando interveio nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais com turmas do 5.º e 6.º anos e no 1.º CEB, a intervenção ocorreu numa turma do 3.º ano, abrangendo as áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. As práticas implementadas foram orientadas por uma abordagem construtivista e reflexiva, valorizando a diferenciação pedagógica, a interdisciplinaridade, a intencionalidade educativa e o uso de metodologias ativas. A componente investigativa centrou-se na criação e utilização de um chatbot programado por alunos do 6.º ano, no âmbito da exploração do conteúdo “sistema respiratório humano”, em Ciências Naturais. O estudo procurou compreender o contributo da criação e utilização deste chatbot no ensino do conteúdo mencionado, bem como identificar as competências digitais desenvolvidas ao longo do projeto. A investigação assumiu uma abordagem mista, com recurso à observação direta, análise de narrações multimodais, questionários pré e pós-ação e uma entrevista semiestruturada. Este relatório reflete um percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado na reflexão crítica sobre a prática, na articulação entre teoria e ação e na consolidação de uma identidade docente promotora de inovação, inclusão e melhoria contínua da ação educativa. | por |
dc.description.abstract | This Internship Report (IR) was developed within the Supervised Teaching Practice (STP) course unit, part of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. It is structured in two fundamental components: the pedagogical intervention carried out in school contexts of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, and a research component, presented in the form of a scientific article. The teaching practice took place in two distinct phases. In the 2nd CBE, the trainee teacher worked in the subjects of Mathematics and Natural Sciences with 5th and 6th grade classes. In the 1st CBE, the intervention occurred in a 3rd grade class, teaching Portuguese, Mathematics, and Environmental Studies. The implemented practices were guided by a constructivist and reflective approach, valuing pedagogical differentiation, interdisciplinarity, educational intentionality, and the use of active learning methodologies. The research component focused on the creation and use of a chatbot programmed by 6th grade students within the topic of the human respiratory system in Natural Sciences. The study aimed to understand the contribution of creating and using this chatbot in the teaching of the mentioned topic, as well as to identify the digital skills developed throughout the project. The research followed a mixed methods approach, using direct observation, analysis of multimodal narratives, pre and post-action questionnaires, and a semi-structured interview. This report reflects a path of personal and professional development, grounded in critical reflection on teaching practice, alignment between theory and action, and the consolidation of a teaching identity committed to innovation, inclusion, and the continuous improvement of educational practice. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30242 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.subject | Metodologias ativas | |
dc.subject | Chatbot educativo | |
dc.subject | Competências digitais | |
dc.subject | Supervised teaching practice | |
dc.subject | Active learning methodologies | |
dc.subject | Educational Chatbot | |
dc.title | O professor que estava por vir | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico |