Repository logo
 
Publication

A imagem socio-profissional da (G)RH: a perspetiva dos estudantes do 1ยบ ano de Licenciatura em RH do ISCAP

datacite.subject.fosGestรฃopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Dora Cristina Moreira
dc.contributor.authorFreitas, Jรฉssica Sofia Gomes de
dc.date.accessioned2024-12-06T10:13:13Z
dc.date.available2024-12-06T10:13:13Z
dc.date.issued2024-10-28
dc.description.abstractAtualmente, ao contrรกrio de hรก algumas dรฉcadas, o ensino superior รฉ acessรญvel e desejado. Com a globalizaรงรฃo, a revoluรงรฃo digital e as exigรชncias de um mercado de trabalho em constante evoluรงรฃo, cada vez mais as pessoas procuram formaรงรฃo superior acadรฉmica para garantir melhores oportunidades profissionais e pessoais. Neste cenรกrio, a รกrea de Gestรฃo de Recursos Humanos (GRH) destaca-se como uma carreira promissora e essencial para sucesso das organizaรงรตes. O ensino superior em GRH cada vez mais atraรญ estudantes que veem nesta รกrea uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas dentro das organizaรงรตes. A GRH tornou-se estratรฉgica, focada em polรญticas de gestรฃo de pessoas, cultura organizacional saudรกvel e no alinhamento de prรกticas de RH com os objetivos de negรณcio. Consequentemente, esta transformaรงรฃo exige que os profissionais tenham nรฃo apenas habilitaรงรตes tรฉcnicas, mas de compreensรฃo das dinรขmicas organizacionais, comportamento humano, gestรฃo de talento e uso de tecnologia emergente. Esses conhecimentos sรฃo amplamente adquiridos atravรฉs de formaรงรฃo superior, que oferece uma base teรณrica e prรกtica necessรกria para lidar com a complexidade da funรงรฃo. Esta dissertaรงรฃo privilegia a metodologia exploratรณria de carรกter qualitativo, com recurso ร  tรฉcnica da entrevista semiestruturada. Foram realizadas 13 entrevistas a estudantes do 1.ยบ ano da Licenciatura em Recursos Humanos (LRH), do ISCAP. A anรกlise e o tratamento dos dados foram efetivados com recurso ร  anรกlise de conteรบdo e categorizaรงรฃo da informaรงรฃo. Os resultados indicam que os estudantes partilham uma visรฃo semelhante sobre a imagem socio-profissional da รกrea, baseada na ideia de que a GRH se foca, sobretudo, na administraรงรฃo dos colaboradores, ajudando tanto as pessoas quanto a empresa a atingirem os seus objetivos, enquanto mantรชm um ambiente de trabalho saudรกvel. Jรก, as razรตes pelas quais escolheram esta รกrea, bem como as expectativas em relaรงรฃo ao futuro no mercado de trabalho, variam entre os estudantes. Os resultados obtidos sugerem pistas de investigaรงรฃo futura e contribuem para que a รกrea de RH ganhe mais destaque, tanto no meio acadรฉmico como na intervenรงรฃo organizacional.pt_PT
dc.description.abstractToday, unlike a few decades ago, higher education is accessible and desirable. With globalization, the digital revolution and the demands of a constantly evolving job market, more and more people are seeking higher education to ensure better professional and personal opportunities. In this scenario, the area of Human Resources Management (HRM) stands out as a promising and essential career for the success of organizations. Higher education in HRM is increasingly attracting students who see this area as an opportunity to contribute to the development and well-being of people within organizations. HRM has become strategic, focusing on people management policies, a healthy organizational culture and the alignment of HR practices with business objectives. Consequently, this transformation requires professionals to have not only technical skills, but also an understanding of organizational dynamics, human behaviour, talent management and the use of emerging technology. This knowledge is largely acquired through higher education, which provides the theoretical and practical basis needed to deal with the complexity of the job. This dissertation focuses on an exploratory, qualitative methodology, using the semi-structured interview technique. Thirteen interviews were carried out with 1st year students of the Human Resources Degree (HRD) at ISCAP. The data was analyzed and processed using content analysis and information categorization. The results indicate that the students share a similar view of the socio-professional image of the area, based on the idea that HRM focuses above all on managing employees, helping both people and the company to achieve their goals while maintaining a healthy working environment. On the other hand, the reasons why they chose this area, as well as their expectations for the future in the job market, vary between the students. The results obtained suggest avenues for future research and contribute to the area of HR gaining more prominence, both in academia and in organizational intervention.pt_PT
dc.identifier.tid203748212pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26678
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestรฃo de recursos humanospt_PT
dc.subjectImagem socio-profissional da (G)RHpt_PT
dc.subjectLicenciados em recursos humanospt_PT
dc.subjectSaรญdas profissionais em GRHpt_PT
dc.subjectHuman resources managementpt_PT
dc.subjectProfessional opportunities in HRMpt_PT
dc.subjectSocio-professional image of (G)HRpt_PT
dc.subjectGraduates in human resourcespt_PT
dc.titleA imagem socio-profissional da (G)RH: a perspetiva dos estudantes do 1ยบ ano de Licenciatura em RH do ISCAPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestรฃo e Desenvolvimento de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
jessica_freitas_MGDRH_2024.pdf
Size:
900.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: