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Desenvolvimento de um programa de educação socio-sexual para um grupo de adultos com incapacidade intelectual

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Abstract(s)

A sexualidade é uma componente integrante da vida humana, sendo um domínio de vida que precisa, tal como muitos outros, de apoio estruturado e intencional junto de pessoas em situações de vulnerabilidade a fim de promover uma vivência e participação plenas. Inserindo-se num dos grupos mais vulneráveis, as pessoas com incapacidade intelectual têm menos acesso a informação, instrumentos e oportunidades para estabelecer relações íntimas de forma segura e significativa. O presente estudo descreve o desenvolvimento e implementação de um programa de educação socio-sexual – doravante mencionado por PESS - dirigido a oito adultos com incapacidade intelectual, apoiados por um Centro de Atividades e de Capacitação para a Inclusão (CACI). Para avaliar a eficácia do programa utilizou-se, nos momentos pré e pós, a versão portuguesa da Escala de Conhecimentos, Experiências e Necessidades Sexuais para Pessoas com Incapacidade Intelectual (SexKen-ID) (Pinto & Nobre, 2011). O programa incluiu 19 sessões desenvolvidas ao longo de 6 meses e foi desenhado com base numa revisão não sistemática dos objetivos, conteúdos e estratégias descritos em oito estudos interventivos que apresentavam e avaliavam programas de educação sexual e socio-sexual dirigidos a indivíduos com incapacidade intelectual. Os resultados mostram que o programa teve um impacto positivo no conhecimento em dimensões como a amizade, namoro e intimidade, casamento, e nos direitos fundamentais como o da parentalidade, família, privacidade e sexualidade. A capacitação dos participantes para responderem e tomarem decisões com base no seu juízo e vontade foi outro impacto importante do programa PESS. Com este estudo procuramos contribuir para o surgimento de mais PESS, para divulgar a importância de se abordar a educação socio-sexual junto deste público, educando-o, e contribuir para medidas políticas que apoiem o desenvolvimento destes programas nas nossas instituições.
Sexuality is an integral component of human life, and an area of life that, like many others, needs structured and intentional support for people in situations of vulnerability in order to promote their full experience and participation. As one of the most vulnerable groups, people with intellectual disabilities have less access to information, tools and opportunities to establish intimate relationships in a safe and meaningful way. This study describes the development and implementation of a socio-sexual education program - hereafter referred to as PESS - aimed at eight adults with intellectual disabilities, supported by a Center for Activities and Training for Inclusion (CACI). To assess the effectiveness of the program, the Portuguese version of the Scale of Sexual Knowledge, Experiences and Needs for People with Intellectual Disability (SexKen-ID) (Pinto & Nobre, 2011) was used in the pre- and post- phases. The program included 19 sessions developed over 6 months and was designed based on a non-systematic review of the objectives, contents and strategies described in eight interventional studies that presented and evaluated sexual and socio-sexual education programs aimed at individuals with intellectual disabilities. The results show that the program had a positive impact on knowledge in dimensions such as friendship, dating and intimacy, marriage, and fundamental rights such as parenting, family, privacy and sexuality. The empowerment of participants to respond and make decisions based on their own judgment and will was another important impact of the PESS program. With this study we seek to contribute to the emergence of more PESS, to spread the importance of addressing socio-sexual education among this public, educating them, and contributing to policy measures that support the development of these programs in our institutions.

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Keywords

Incapacidade intelectual Sexualidade Programa de educação socio-sexual Intellectual disability Sexuality Socio-sexual education program

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