Repository logo
 
Publication

O cinema como veículo de empatia: a identificação do espectador com a figura do anti-herói

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorPinheiro, José Alberto
dc.contributor.authorAraújo, Silvana Torricella Costa
dc.date.accessioned2022-11-29T15:00:19Z
dc.date.available2022-11-29T15:00:19Z
dc.date.issued2022-11-02
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO presente ensaio analisa a identificação do espectador com protagonistas anti-heróis no cinema. A primeira fase do trabalho apresenta uma reflexão sobre os motivos subjacentes a presença cada vez mais notória de narrativas com anti-heróis e porque razão o espectador se sente atraído por personagens que cometem atos imorais e fogem as normas da sociedade. Realizou-se também um estudo sobre os mecanismos mentais e as técnicas cinematográficas que permitem que o espectador abandone o julgamento moral durante a Visualização do filme, de forma a identificar-se com estas personagens. A segunda parte do ensaio foca-se na análise das decisões da autora enquanto realizadora da curta-metragem “O Abafador” e de que forma contribuíram para a criação de empatia. Concluiu-se que a experiência fílmica é um processo extremamente pessoal, que depende de Vários fatores externos, e que o recurso a técnicas de realização que contribuem positivamente para a criação de empatia facilitam a identificação do espectador.pt_PT
dc.description.abstractThis essay analyzes the spectators, identification with anti-hero protagonists in cinema. The first segment of the essay presents a reflection on the reasons behind the increasing presence of narratives with anti-heroes and why the Viewer is attracted to characters who commit immorai acts and deviate from societal norms. A study was also conducted on the mental mechanisms and cinematographic techniques that allow the spectator to abandon moral judgment while watching the film in order to identify themselves with these characters. The second part of the essay focuses on the analysis of the author's decisions as the director of the short film "O Abafador" and how they contributed to the development of empathy. It was concluded that the filmic experience is an extremely personal process and depends on several external factors and that the use of directing techniques that contribute positiyely to the creation of empathy, facilitate the identification of the spectator.pt_PT
dc.identifier.tid203107861pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21122
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectAnti-heróipt_PT
dc.subjectEspetadorpt_PT
dc.subjectIdentificaçãopt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectEmpathypt_PT
dc.subjectAntiheropt_PT
dc.subjectSpectatorpt_PT
dc.subjectIdentificationpt_PT
dc.titleO cinema como veículo de empatia: a identificação do espectador com a figura do anti-heróipt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Audiovisual - Produção e Realização Audiovisualpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SilvanaAraujo_2022.pdf
Size:
12.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: