Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorFernandes, Marta Isabel Nunes Vieira
dc.date.accessioned2016-05-18T14:56:56Z
dc.date.available2016-05-18T14:56:56Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal intuito a reflexão da estudante sobre a Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, espelhando, assim, o processo formativo que promoveu o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Neste contexto, realça a metodologia de investigação-ação que susteve este processo, proporcionando um saber, saber-fazer, estar e ser imprescindíveis na transformação e melhoria da prática educativa e na construção de um perfil profissional, Realça, ainda, o processo socio-construtivista e de colaboração que envolveu a díade de formação, a educadora e professora cooperantes e supervisores institucionais, mas sobretudo a estagiária que construiu as suas representações do que é ser educadora de EPE e professora do 1.º CEB na atualidade. Deste modo, releva o desenvolvimento de competências, de atitudes e postura ética adquiridas na formação inicial, imprescindíveis para a profissionalidade docente e base fundamental para a construção da identidade profissional da futura professora.pt_PT
dc.description.abstractThis present work has as a main objective a student’s reflection about her Supervised Pedagogical Practice developed in the Pre-school Education and 1st cycle of basic education (elementary school) contexts, reflecting, this way, a formative process that has promoter a personal and professional growth. In this respect, it’s also emphasized the action-research method, which has sustained this processes, providing knowledge, doing, be and live together (as the four pillars of education), essential for educational practice transformation and improvement, and constructing of a professional profile. It’s also important to state the social constructivism for education and the collaboration which has surrounded the student, by her practice partner, kindergarten and elementary school teachers in the practices as well as institutional supervisors and mainly the Master’s Degree student that has built her representations about what it’s being a kindergarten and elementary school teacher of our time. Thus, it’s revealed competencies, attitudes and ethical stance acquired in the initial edification essential for the teaching professionality and a fundamental basis to the professional identity construction as a future educator and teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201266849
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8241
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectAction-research processen
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectTeaching identityen
dc.subjectCritical thinkingen
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MartaFernandes_2016.pdf
Size:
718.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: