Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorTeixeira, Joana Brandão
dc.date.accessioned2017-01-03T16:03:13Z
dc.date.available2017-01-03T16:03:13Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e pretende demonstrar o percurso da formanda ao longo do estágio realizado em dois contextos, no de educação em pré-escolar, com crianças dos três aos seis anos de idade, e no de educação em creche, com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. Serão abordados os referentes teóricos e legais em que a mestranda apoiou a sua prática, ao longo de todo este percurso; e estarão também presentes as diversas dimensões pedagógicas trabalhadas e os processos educativos desenvolvidos pela mesma, como a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Neste relatório será apresentada a forma como a mestranda vê a imagem de criança, como um ser autónomo, competente e com capacidades; e o papel do educador enquanto organizador de um bom ambiente educativo e ouvinte das vozes das crianças, que atua conforme as necessidades e os interesses das mesmas. Este relatório surge, também, como uma possibilidade da formanda refletir sobre as suas aprendizagens, em ambos os contextos de estágio, e sobre o que estas contribuíram para melhorar a sua prática enquanto futura educadora de infância.pt_PT
dc.description.abstractThe following report is related to the Master's “Educação Pré-Escolar” and its intent is to demonstrate the trainee's journey throughout the teaching practice carried out in two contexts: in preschool education, with children aged between three and six, and in nursery education, with two and three years old children. It will be addressed the theoretical and the legal referents in which the trainee based her practice, throughout this journey, and it will also be presented the diverse pedagogical dimensions implemented and the educational processes developed by the trainee, such as: observation, planification, action and reflexion. In this report, it will be presented the way the trainee perceives the child: as an independent, competent and capable being and the educator's role as the organizer of a good educational environment and listener of the children's voices, someone who acts accordingly to the children's needs and interests. This report also emerges as a way of reflexion to the trainee, to think about her apprenticeship in both internship context and the way they contributed to improve her ability as a future preschool teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201522489
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9090
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectNurserypt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectPreschool teacherpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Joana Teixeira_2015.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: