Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Joana Teixeira_2015.pdf1.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e pretende demonstrar o percurso da formanda ao longo do estágio realizado em dois contextos, no de educação em pré-escolar, com crianças dos três aos seis anos de idade, e no de educação em creche, com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. Serão abordados os referentes teóricos e legais em que a mestranda apoiou a sua prática, ao longo de todo este percurso; e estarão também presentes as diversas dimensões pedagógicas trabalhadas e os processos educativos desenvolvidos pela mesma, como a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Neste relatório será apresentada a forma como a mestranda vê a imagem de criança, como um ser autónomo, competente e com capacidades; e o papel do educador enquanto organizador de um bom ambiente educativo e ouvinte das vozes das crianças, que atua conforme as necessidades e os interesses das mesmas. Este relatório surge, também, como uma possibilidade da formanda refletir sobre as suas aprendizagens, em ambos os contextos de estágio, e sobre o que estas contribuíram para melhorar a sua prática enquanto futura educadora de infância.
The following report is related to the Master's “Educação Pré-Escolar” and its intent is to demonstrate the trainee's journey throughout the teaching practice carried out in two contexts: in preschool education, with children aged between three and six, and in nursery education, with two and three years old children. It will be addressed the theoretical and the legal referents in which the trainee based her practice, throughout this journey, and it will also be presented the diverse pedagogical dimensions implemented and the educational processes developed by the trainee, such as: observation, planification, action and reflexion. In this report, it will be presented the way the trainee perceives the child: as an independent, competent and capable being and the educator's role as the organizer of a good educational environment and listener of the children's voices, someone who acts accordingly to the children's needs and interests. This report also emerges as a way of reflexion to the trainee, to think about her apprenticeship in both internship context and the way they contributed to improve her ability as a future preschool teacher.

Description

Keywords

Creche Criança Educador de infância Pré-escolar Nursery Child Preschool teacher Preschool

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License