Publication
Uma espécie de ópera, o gesto na condução musical
dc.contributor.advisor | Salgado, António Gabriel Castro Correia | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria João Rocha de Matos | |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T17:33:53Z | |
dc.date.available | 2016-10-04T17:33:53Z | |
dc.date.issued | 2016-07-12 | |
dc.description | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação acerca do estágio profissionalizante, realizado ao longo do ano letivo 2015/2016, no Curso de Música Silva Monteiro na disciplina de Canto. Para além da reflexão sobre a Prática Educativa, foi elaborado um projeto de intervenção denominado Uma espécie de ópera. Este projeto tem como principal objetivo introduzir a vertente cénica do estudo do canto e orientar os alunos no sentido de criar ligações positivas entre o gesto e frase musical. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um estudo de âmbito qualitativo, partindo da aplicação de um questionário enquanto técnica de inquérito atinente. A análise de conteúdo dos questionários aplicados aos alunos e aos professores, demonstrou que a preparação da vertente cénica do estudo do Canto constitui uma enorme prioridade na emissão da voz, sendo que o gesto pode influenciar a colocação da voz e a condução melódica e frásica. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report focuses on the Course of Supervised Teaching Practice Master in Music Teaching and integrates information on the professional stage, held throughout the school year 2015/2016, the Curso de Música Silva Monteiro in singing. In addition to the reflection on the Educational Practice, it was developed an intervention project called A kind of opera. This project aims to introduce the scenic side in singing and guide the students in order to create positive links between gesture and musical phrase. From a methodological point of view, a study of qualitative framework was developed, based on the application of a questionnaire, as regards survey technique. The content analysis of the questionnaires applied to students and teachers showed that the preparation of the scenic work is a major priority in the voice issue, and the gesture can influence the placement of the voice and the melodic and phrase conducting. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201241285 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8521 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática educativa | pt_PT |
dc.subject | Canto | pt_PT |
dc.subject | Curso básico de música | pt_PT |
dc.subject | Curso secundário de canto | pt_PT |
dc.subject | “Uma espécie de ópera, o gesto e a condução musical” | pt_PT |
dc.subject | Educational practice | |
dc.subject | Singing | |
dc.subject | Music basic course | |
dc.subject | Singing secondary course | |
dc.subject | "A kind of opera, musical gesture and conducting" | |
dc.title | Uma espécie de ópera, o gesto na condução musical | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |