Repository logo
 
Publication

Uma espécie de ópera, o gesto na condução musical

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.authorGonçalves, Maria João Rocha de Matos
dc.date.accessioned2016-10-04T17:33:53Z
dc.date.available2016-10-04T17:33:53Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.descriptionRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação acerca do estágio profissionalizante, realizado ao longo do ano letivo 2015/2016, no Curso de Música Silva Monteiro na disciplina de Canto. Para além da reflexão sobre a Prática Educativa, foi elaborado um projeto de intervenção denominado Uma espécie de ópera. Este projeto tem como principal objetivo introduzir a vertente cénica do estudo do canto e orientar os alunos no sentido de criar ligações positivas entre o gesto e frase musical. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um estudo de âmbito qualitativo, partindo da aplicação de um questionário enquanto técnica de inquérito atinente. A análise de conteúdo dos questionários aplicados aos alunos e aos professores, demonstrou que a preparação da vertente cénica do estudo do Canto constitui uma enorme prioridade na emissão da voz, sendo que o gesto pode influenciar a colocação da voz e a condução melódica e frásica.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the Course of Supervised Teaching Practice Master in Music Teaching and integrates information on the professional stage, held throughout the school year 2015/2016, the Curso de Música Silva Monteiro in singing. In addition to the reflection on the Educational Practice, it was developed an intervention project called A kind of opera. This project aims to introduce the scenic side in singing and guide the students in order to create positive links between gesture and musical phrase. From a methodological point of view, a study of qualitative framework was developed, based on the application of a questionnaire, as regards survey technique. The content analysis of the questionnaires applied to students and teachers showed that the preparation of the scenic work is a major priority in the voice issue, and the gesture can influence the placement of the voice and the melodic and phrase conducting.pt_PT
dc.identifier.tid201241285
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8521
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectCurso básico de músicapt_PT
dc.subjectCurso secundário de cantopt_PT
dc.subject“Uma espécie de ópera, o gesto e a condução musical”pt_PT
dc.subjectEducational practice
dc.subjectSinging
dc.subjectMusic basic course
dc.subjectSinging secondary course
dc.subject"A kind of opera, musical gesture and conducting"
dc.titleUma espécie de ópera, o gesto na condução musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaGoncalves_2016.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: