Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma espécie de ópera, o gesto na condução musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MariaGoncalves_2016.pdf2.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação acerca do estágio profissionalizante, realizado ao longo do ano letivo 2015/2016, no Curso de Música Silva Monteiro na disciplina de Canto. Para além da reflexão sobre a Prática Educativa, foi elaborado um projeto de intervenção denominado Uma espécie de ópera. Este projeto tem como principal objetivo introduzir a vertente cénica do estudo do canto e orientar os alunos no sentido de criar ligações positivas entre o gesto e frase musical. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um estudo de âmbito qualitativo, partindo da aplicação de um questionário enquanto técnica de inquérito atinente. A análise de conteúdo dos questionários aplicados aos alunos e aos professores, demonstrou que a preparação da vertente cénica do estudo do Canto constitui uma enorme prioridade na emissão da voz, sendo que o gesto pode influenciar a colocação da voz e a condução melódica e frásica.
This report focuses on the Course of Supervised Teaching Practice Master in Music Teaching and integrates information on the professional stage, held throughout the school year 2015/2016, the Curso de Música Silva Monteiro in singing. In addition to the reflection on the Educational Practice, it was developed an intervention project called A kind of opera. This project aims to introduce the scenic side in singing and guide the students in order to create positive links between gesture and musical phrase. From a methodological point of view, a study of qualitative framework was developed, based on the application of a questionnaire, as regards survey technique. The content analysis of the questionnaires applied to students and teachers showed that the preparation of the scenic work is a major priority in the voice issue, and the gesture can influence the placement of the voice and the melodic and phrase conducting.

Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

Keywords

Prática educativa Canto Curso básico de música Curso secundário de canto “Uma espécie de ópera, o gesto e a condução musical” Educational practice Singing Music basic course Singing secondary course "A kind of opera, musical gesture and conducting"

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License